Clique aqui e veja as últimas notícias!

PANDEMIA

Prosseguir aponta regressão de 23 cidades para grau de risco extremo da Covid

Governo atualiza dados e recomendações para todos os municípios até o dia 19
06/12/2020 08:00 - Rodrigo Almeida


Dados da 48ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) apontam piora nos indicadores de transmissão da Covid-19 em 23 municípios de Mato Grosso do Sul. A informação foi liberada na manhã deste domingo (06), pelo portal do governo do estado.

Segundo o informe, em relação à semana anterior (47ª) além das cidades que regrediram, 44 permaneceram no mesmo patamar e não tiveram piora.

Acompanhe as ultimas noticias do Correio do estado

Apesar de 23 localidades terem regredido, apenas duas no estado estão na bandeira cinza, o grau de risco extremo e nível mais preocupante apontado pelo Prosseguir; são elas: Naviraí e Dois Irmãos do Buriti.

De acordo com o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, o retorno de municípios ao grau mais alta mostra a forma como a doença se expande no estado. “Estamos nos esforçando para estruturar o sistema de Saúde e orientar os prefeitos sobre as medidas necessárias para melhora desses indicadores. Não podemos relaxar, especialmente agora - próximo às férias e festas de fim de ano, período em que o número de casos tende a aumentar", alerta.

Além das duas cidades que estão no grau cinza, o informe ainda apresenta 13 na faixa de risco tolerável (amarela), 44 municípios no grau médio (bandeira laranja), 22 no grau de risco alto (bandeira vermelha).

Prosseguir 

O programa classifica os municípios do estado pelo grau de transmissão da Covid-19 além de uma séria de outrso indicadores, entre eles, a quantidade de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), capacidade de testagem, taxa de transmissão. 

Ademais, disponibilidade de leitos de UTI ,busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde e em geral, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos, também são fatores importantes de análise. 

Segundo o governo de Mato Grosso do Sul, o Prosseguir fornece ferramentas e dados para que os gestores municipais tomem as melhores medidas de combate à pandemia. 

Ele classifica os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta e traz recomendações em Saúde Pública, Serviços Públicos e Socioeconômicos.