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Publicidade na internet supera jornais pela primeira vez nos EUA

Publicidade na internet supera jornais pela primeira vez nos EUA

último segundo

01/04/2011 - 06h50
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Compartilhar: Em 2010, os gastos com publicidade na internet nos Estados superaram os direcionados a jornais, segundo a empresa de pesquisas eMarketer. O dado confirmou as previsões, mas não foi um fenômeno isolado: já em 2013, afirma o estudo, os gastos com anúncios na internet nos EUA, o maior mercado publicitário do mundo, serão superiores à soma das despesas com publicidade em jornais e revistas.

Segundo a pesquisa, a internet recebeu no ano passado anúncios que somaram US$ 25,8 bilhões (mais de R$ 42 bilhões em valores de hoje), o que correspondeu a 16,9% do total. Aos jornais, por sua vez, foram destinados US$ 22,8 bilhões, uma fatia de 14,9%. No ano anterior, as participações da web e dos jornais de papel foram de 15,4% e 16,9%, respectivamente. Em em 2013, quando a internet chegar a 21,9%, jornais e revistas terão 12,3% e 7,7%, respectivamente.

No estudo, a eMarketer diz que o mercado publicitário continuará sua “lenta recuperação” da recessão – e sob essa perspectiva, a empresa faz projeções para a indústria até 2015. Em quatro anos, as despesas com publicidade chegarão a US$ 173,6 bilhões, de acordo com o prognóstico, que prevê um bolo total de US$ 154,6 bilhões neste ano, montante apenas 1% maior que os US$ 153 bilhões de 2010. Em 2015, segundo a projeção, de cada quatro dólares, um será aplicado na internet. A fatia da web será de 25,6%; a de jornais, de 11,4%, e a de revistas, de 6,7%.

Em uma indústria com crescimento firme nos próximos anos – entre 2009, ano que ainda vivia sob o impacto negativo da crise global, e 2015, os investimentos crescerão 18% –, os veículos impressos serão os únicos que minguarão, ainda de acordo com a eMarketer. Nesse intervalo, os jornais passarão de US$ 24,8 bilhões para US$ 19,8 bilhões, as revistas, de US$ 15,5 bilhões para US$ 11,1 bilhões, e as malas diretas (em papel) de US$ 10,3 bilhões para US$ 5 bilhões. A publicidade na internet dobrará de tamanho, passando de US$ 22,7 bilhões para US$ 44,5 bilhões.

A televisão mantém-se na dianteira da atração de dinheiro para publicidade nos EUA. Sua fatia foi de 38,6% em 2010 e deverá passar a 39,1% neste ano. Para 2015, a projeção é que seu naco se estabilize, ficando em 39,2%.

JUSTIÇA

AGU defende multa a usuários que burlarem bloqueio ao X

O advogado-geral da União, Jorge Messias, classificou a multa como uma "medida instrumental e acessória"

14/09/2024 20h00

Foto: Wesley Mcallister/AscomAGU

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A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite as ações propostas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Novo contra a multa diária de R$ 50 mil para usuários que tentarem burlar a suspensão do X.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, classificou a multa como uma "medida instrumental e acessória" para assegurar o cumprimento da decisão que bloqueou o X e não uma "censura" à circulação de informações na rede social.

A manifestação foi enviada anteontem ao gabinete do ministro Kassio Nunes Marques, relator das ações.

O ministro Alexandre de Moraes estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para quem tentar burlar o bloqueio ao X por meio de VPN - ferramenta que permite omitir a localização de acesso à internet.

A AGU também disse que a suspensão não está relacionada com restrição da liberdade de expressão.

"A suspensão cautelar do funcionamento da Rede X em território brasileiro, assim como a medida instrumental e acessória de fixação de multa para pessoas que insistirem na comunicação naquele aplicativo por meio subterfúgios tecnológicos, não tem por escopo obstruir a liberdade de manifestação ou opinião de particulares que utilizam redes sociais, mas de aplicar à empresa medidas processuais indutivas e coercitivas que assegurem o cumprimento das ordens judicias e a observância à legislação", justificou.

A suspensão do X foi determinada por Alexandre de Moraes no início deste mês e ocorreu após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro a Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. A decisão foi confirmada pela Primeira Turma da Corte.

EDUCAÇÃO

Curso gratuito em Campo Grande ensina como utilizar a Inteligência Artificial

Com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais da inteligência artificial (IA), o curso abordará benefícios da IA em atividades culturais, demonstrações práticas, aspectos legais e éticos

14/09/2024 18h00

O curso começa a ser ministrado no dia 20 de setembro, às 15 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim

O curso começa a ser ministrado no dia 20 de setembro, às 15 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim Imagem: Reprodução

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As inscrições estão abertas para o curso gratuito de Inteligência Artificial (IA) na Cultura, que será realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, em Campo Grande.

O objetivo do curso segundo o Governo do Estado é  apresentar os conceitos fundamentais da inteligência artificial (IA), abordando benefícios da IA em atividades culturais, demonstrações práticas, aspectos legais e éticos, conformidade jurídica e proteção de dados.

Também serão discutidos o impacto psicológico da IA no trabalho, seu papel na adaptação e aprendizado, além de seu uso como aliada do ser humano.

As aulas começa no dia 20 de setembro, às 15 horas, interessados podem realizar a sua inscrição através deste link.

Os palestrantes incluem Pablo Cavalcante (diretor de TI), Amanda Justino (diretora de operações) e Fernanda Riveros (diretora de recursos humanos), profissionais que trazem experiências diversas e conhecimentos relevantes sobre o tema.

Para o professor Pablo Cavalcante, a inteligência artificial se destaca como a grande tendência da década, com aplicações variadas, inclusive na cultura. “Alguns aplicativos animam figuras, podendo ser usados em quadros e imagens de artistas locais de Mato Grosso do Sul. Na literatura, a IA ajuda na criação de ideias, tanto para livros quanto para textos e trabalhos acadêmicos. Durante o curso, vou focar em demonstrar a aplicação prática da IA, encorajando os participantes a explorar e aprender, criando novas oportunidades”, destaca Pablo.

O evento será dividido em três partes:

  • A primeira abordará os aspectos legais e jurídicos, mostrando o que é permitido ou não no uso de IA e o avanço das regulamentações, tanto no Brasil quanto em outros países.
  • A segunda focará no impacto psicológico, preparando os participantes para interagir com a IA de maneira segura e confiante.
  • Por fim, a terceira trará demonstrações práticas, como a geração automatizada de documentos e textos.

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