Clique aqui e veja as últimas notícias!

EDUCAÇÃO

Enem 2020: Quais impactos a pandemia causou aos vestibulandos?

Enem começa neste domingo (17) para 5,78 milhões de candidatos inscritos
15/01/2021 06:00 - Rafaela Moreira

Em meio a segunda onda da Covid-19, com milhares de casos confirmados e mortes no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o maior concurso do país, e acontece neste domingo (17), e no seguinte (24). A pressão que antecede o dia da prova, se intensifica com o agravamento da pandemia e incertezas quanto à prova. 

Com quase seis milhões de inscritos, o exame estava previsto para acontecer em novembro do ano passado, mas foi adiado por causa da pandemia.

Últimas notícias

Segundo o professor, Fabis Nascimento, os alunos tiveram dificuldades em manter o ritmo de estudo devido à pandemia e ao ensino remoto.  

“O que nós mais ouvimos de reclamações por parte dos alunos foi sobre não conseguir manter a concentração, uma vez que na sala de aula, a tendência é que ele se mantenha mais concentrado durante a explicação do professor, e como antes da pandemia não eram habituados a ter aulas online, ficou mais difícil de manter o foco nos estudos”, apontou o professor. 

O professor defende que o Exame não deve ser adiado, dado que os alunos já estão na expectativa para a realização da prova. 

“Os estudantes já vinham se preparando para a prova em novembro, quando houve a mudança devido à pandemia, isso já ocasionou vários impactos. Eu penso que não deveria ser adiado, já foi alterado uma vez e mexeu com todo cronograma dos alunos”, destacou Nascimento. 

Em junho, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), realizou uma enquete em que pedia que os inscritos escolhessem uma data entre três opções para o adiamento da avaliação. A mais votada foi em maio de 2021, a mais tardia entre todas as opções. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a escolha foi descartada porque entrava em conflito com o calendário das instituições que utilizam as notas do Enem para preencher vagas.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui