Cidades

Suspeitos

Região de Dourados monitora
10 casos de microcefalia

Vigilância local informa que oito bebês nasceram na cidade com doença

RODOLFO CÉSAR

02/12/2015 - 18h23
Continue lendo...

A Secretaria de Saúde de Dourados divulgou, em nota, que monitora 10 casos de crianças que nasceram com crânio que indica ocorrência de microcefalia. Foram oito bebês com mães que moram no município, um em Ponta Porã e um em Bela Vista.

A suspeita que está com investigação mais profunda e relacionada ao Zika Vírus é a de uma mãe que viajou para Rondônia quando estava na 15ª semana de gestação e apresentou febre e manchas no corpo naquela época.

"Todas as outras notificações não apresentam nenhuma relação com caso suspeito de Zika Vírus", informou o gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológia, Devanildo de Souza Santos, via nota.

O Ministério da Saúde informou que mantém atenção especial sobre crianças nascidas com termo perímetro cefálico igual ou menor que 33 centímetros. Na segunda-feira (30/11), o governo federal divulgou uma atualização de casos de microcefalia que estariam ligados ao Zika Virus.

No Brasil, são 1.248 casos suspeitos, sendo que um deles está em Mato Grosso do Sul. Completa essa lista Pernambuco (646), Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) Maranhão (12), Goiás (2) e Distrito Federal (1).

Desde 17 de novembro o Ministério da Saúde emitiu uma nota informativa (01/2015) informando sobre procedimentos preliminares a serem adotados pelas vigilâncias nos casos de microcefalia.

"Importante informar ainda que no Município de Dourados não tem, até o presente momento, casos confirmados de Zika Vírus", ponderou o gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

O QUE CAUSA MICROCEFALIA

Essa doença está associada a vários fatores, como o uso de álcool e drogas, desnutrição materna, infecção por citomegalovírus, toxoplasmose, rubéola, fatores genéticos e agora o Zika Vírus, entre outros.

"Os casos notificados até o momento são em função de uma conduta exigida pelo Ministério da Saúde e não de uma relação com casos de Zika Vírus", explicou Devanildo Santos, indicando que não se deve criar um alarme excessivo para a existência da doença em Mato Grosso do Sul.

No caso de Dourados, o gerente reforçou que está sendo finalizado um plano de contingência e reuniões técnicas estão sendo realizadas rotineiramente com profissionais de saúde. "Também temos informado à população sobre os cuidados a serem tomados e exigir do serviço de saúde a notificação imediata dos casos suspeitos", disse.

O Zika Vírus pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da chikungunya. Por isso, o combate a esse vetor é fundamental.

Cidades

Lula pede que beneficiária do Bolsa Família pare de ter filhos

Mulher de 25 anos estava com três filhos em agenda do presidente nessa quinta-feira (20), em Fortaleza

21/06/2024 18h30

Lula em agenda no Ceará

Lula em agenda no Ceará Foto: Ricardo Stuckert / PR

Continue Lendo...

Durante agenda de entregas de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, nessa quinta-feira (20), em Fortaleza (CE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse para uma mãe de três crianças, que é beneficiária do programa Bolsa Família, que a primeira coisa que ela tem que fazer é “parar de ter filho”.

“Veja aquela menina que vem aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade e ela tem três filhos. Falei para ela: ‘Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho, porque você já tem três”, disse o presidente.

De acordo com informações do Estadão, em maio deste ano Lula já tinha feito comentário semelhante em compromisso público.

“Quando é que vai fechar a porteira, companheira? Não pode mais ter filho. Ela já tem 5 filhos, ela tem 27 anos de idade", disse a uma outra beneficiária do Bolsa Família.

Agenda

Nesta quinta, Lula realizou a entrega de 416 apartamentos do Residencial Cidade Jardim I, Módulo III, em Fortaleza.

Nesta etapa, vão ser beneficiados 1.664 pessoas de famílias da faixa 1, com renda mensal de até R$ 2.640. Das 416 famílias que receberão apartamentos nesta entrega, 219 são beneficiárias do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estão isentas do pagamento de prestações.

No mesmo discurso, que durou cerca de vinte minutos, o presidente também chamou o presidente da Caixa de “gordinho”.

Ao introduzir Carlos Antônio Vieira no evento, Lula o apresentou para o público como o “gordinho simpático que falou tão bem aqui”.

VACINA

Neste fim de semana, shoppings e supermercados realizam plantão de vacinação

Vale lembrar que todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, incluindo a gripe, poliomielite e a Covid-19

21/06/2024 18h01

Neste fim de semana, shoppings e supermercados realizam plantão de vacinação

Neste fim de semana, shoppings e supermercados realizam plantão de vacinação

Continue Lendo...

Boa notícia para quem precisa colocar o calendário vacinal em dia! Neste fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza ações itinerantes em shoppings e supermercados para vacinação. Vale lembrar que todas as vacinas estarão disponíveis, incluindo a da gripe, poliomielite e Covid-19.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destaca a importância de aproveitar o fim de semana para se vacinar. "A imunização é fundamental para proteger nossa comunidade contra várias doenças", enfatiza.

Rosana também explica que diversas estratégias para facilitar o acesso às vacinas estão sendo realizadas, como os plantões no fim de semana. "Vacinar-se não é apenas um ato individual, mas um gesto de responsabilidade coletiva. Contamos com a colaboração de todos para prevenir surtos e manter a saúde pública", conclui.

Durante a semana, as vacinas estão disponíveis em todas as 74 unidades de saúde de família, espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.

Confira abaixo a programação: 

Sábado, 22 de junho: 

  • E.M Senador Rachid Saldanha Derzi, no Jardim Noroeste

Horário: 8h às 13h

  • Pátio Central Shopping

Horário: 8h às 16h30

  • Fort Três Barras

Horário: 8h às 16h30

Domingo, 23 de junho

  • Shopping Norte Sul Plaza

Horário: 11h às 19h

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).