O primeiro paciente com Covid-19 transferido do estado de Rondônia para Mato Grosso do Sul deveria ter chego em Campo Grande nesta sexta-feira (29), porém, até o momento não se sabe o paradeiro dele.
A diretora presidente do HRMS, Rosana Leite de Melo, informou ao Correio do Estado que uma equipe de Rondônia está responsável pelo translado do paciente e ficou de buscar informações sobre o paradeiro do paciente.
“Estou em contato com a médica de Rondônia e fui informada mais cedo que o paciente já tinha embarcado para Campo Grande, devido à demora, entrei em contato novamente e estou aguardando informações”, explicou.
O paciente é um homem de 61 anos, que começou a ter sintomas no dia 12 de janeiro. Ele apresentou quadro de tosse, odinofagia, mialgia, anosmia e ageusia iniciado. No dia 20, o quadro evoluiu para dispneia.
O paciente recebeu atendimento inicial no Hospital Municipal de Ji-Paraná (RO). No entanto, como ele precisa de UTI, houve o pedido de transferência para um leito disponibilizado por Mato Grosso do Sul.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou que o governo disponibilizou 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional, para pacientes de Rondônia, onde o sistema está em colapso.