Cidades

MOTOENTREGADORES

Regulamentação será discutida na segunda-feira

Regulamentação será discutida na segunda-feira

DA REDAÇÃO

12/03/2011 - 00h02
Continue lendo...

Na segunda-feira (14), às 15h, no auditório da Escola de Governo, localizada na avenida Ernesto Geisel esquina com a 26 de agosto, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), participa de uma reunião promovida pelo Sindicato Profissional dos Trabalhadores Condutores em Motocicletas, Entregadores, Similares e Autônomos Individuais sobre duas ou três rodas motorizados ou não do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinpromes/MS).

O objetivo do evento é discutir a regulamentação das atividades de motoentrega no município de Campo Grande e vai contar com a presença do diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior, do presidente do Sinpromes/MS, Luís Carlos Escobar e de empresários e trabalhadores do transporte remunerado de cargas.

De acordo com o presidente do sindicato, Luiz Carlos Escobar esta é a primeira reunião para discutir e inteirar empresários que terceirizam o serviço de moto entrega na Capital. “Estamos convocando empresários de vários setores, do comércio como por exemplo, os que atuam na entrega de pizzas e gás, para que conheçam a resolução publicada em agosto do ano passado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e tenham tempo hábil para se adequar às exigências”, explica o representante do Simpromes/MS.

A resolução 356 regulamenta a lei 12.009 que atua no exercício das atividades de mototáxi e motofrete, sendo que a lei informa que para exercer estas atividades, o profissional deverá registrar o veículo na categoria aluguel junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS).

No entanto, para que o registro possa ser efetuado, os veículos deverão possuir equipamento de proteção para pernas e motor, aparador de linha e dispositivo de fixação permanente ou removível para o passageiro ou cargas. Além disso, o motociclista deverá ter no mínimo 21 anos, possuir habilitação na categoria “A”, por no mínimo dois anos e ser aprovado em curso especializado e as motocicletas deverão realizar inspeção veicular de segurança a cada seis meses.

Os motociclistas profissionais terão até o dia 4 de agosto de 2011 para se adequarem às normas da resolução 356 do Contran e dos demais requisitos da lei 12.009.

 

EDUCAÇÃO

Enem: 57,9 mil pessoas fazem as provas em 41 municípios de MS

Neste domingo, candidatos vão encarar os exames de Redação, Ciências Humanas e Linguagens

09/11/2025 09h00

Movimentação na entrada do Enem, neste domingo (9), em uma universidade de Campo Grande

Movimentação na entrada do Enem, neste domingo (9), em uma universidade de Campo Grande Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Ministério da Educação (MEC) apontam que 57.941 pessoas vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste domingo (9), em 41 municípios de Mato Grosso do Sul. O número representa 1,2% dos inscritos do Brasil (4,8 milhões).

Mulheres (60,15%) representam a maioria dos inscritos, enquanto homens (39,85%) a minoria.
Ao todo, 70.126 pessoas se inscreveram, mas 57.941 estão de fato confirmadas. Desse número, 32.626 são inscrições gratuitas e 25.315 pagas. 

Dos inscritos, 10.288 possuem 16 anos ou menos, 15.240 têm 17 anos, 10.399 possuem 18 anos, 4.518 têm 19 anos, 2.669 possuem 20 anos, 8.905 têm de 21 a 30 anos e 5.763 possuem de 31 a 59 anos. 

Confira a lista de municípios e o número de inscritos em cada um:

Movimentação na entrada do Enem, neste domingo (9), em uma universidade de Campo Grande
Movimentação na entrada do Enem, neste domingo (9), em uma universidade de Campo Grande

Dos estudantes que vão realizar as provas em Mato Grosso do Sul, 23.445 são pardos, 26.577 são brancos, 4.359 são pretos, 1.947 são indígenas, 1.004 são amarelos e 559 não tem etnia declarada.

Além disso, 20.907 já concluíram o Ensino Médio, 1.654 não estão cursando ou não concluíram o Ensino Médio, 22.692 estão cursando o último ano do Ensino Médio e 12.688 estão cursando o Ensino Médio, mas não vão concluir em 2025.

Movimentação na entrada do Enem, neste domingo (9), em uma universidade de Campo Grande

ENEM 2025

As provas do ENEM ocorrem em dois domingos, 9 e 16 de novembro de 2025. O resultado será divulgado em janeiro de 2026, mas, ainda não há uma data específica.

A primeira prova é de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e meia.

A segunda prova, no outro domingo (16), é de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração é de 5 horas.

O exame possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação. As matérias cobradas na prova são português, literatura, matemática, química, física, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, artes e inglês ou espanhol.

O valor da taxa de inscrição foi de R$ 85,00 para quem não pediu isenção. O período de inscrição foi de foi de 26 de maio a 13 de junho de 2025.

No Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aceitam a nota do ENEM como porta de entrada.

Com a nota do ENEM, é possível cadastrar-se no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).

Movimentação na entrada do Enem, neste domingo (9), em uma universidade de Campo Grande

O QUE LEVAR

Veja o que é permitido levar no dia do Enem:

  • Cartão de Confirmação de Inscrição
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; caneta azul não será aceita
  • Lanches
  • Medicamentos

Em Mato Grosso do Sul, os portões abrem 11 horas e fecham às 12 horas. No primeiro dia do Enem 2025, as provas começam às 12h30 e se encerram às 18h. 

PARTE 2?

Atriz confirma continuação de 'Avenida Brasil', novela que marcou época há 13 anos

Adriana Esteves e Murilo Benício já teriam sinalizado interesse em reviver os papéis de Carminha e Tufão

08/11/2025 23h00

Avenida Brasil

Avenida Brasil "parou" o Brasil com conflito vivido entre Carminha (Adriana Esteves) e Rita (Débora Falabella) Foto: Estevam Avellar/Globo

Continue Lendo...

Eliane Giardini, que viveu Muricy em Avenida Brasil (2012), confirmou que a novela terá uma continuação. A atriz comentou o assunto durante uma palestra, em vídeo que circula nas redes sociais. No momento, o mediador do encontro mencionou que o próximo trabalho dela será com João Emanuel Carneiro, autor da trama original, e citou o título.

Ao refletir sobre o projeto, Eliane explicou que considera um remake mais simples de encarar. "O remake você já sabe que é uma história maravilhosa. No mínimo vai fazer sucesso porque as pessoas odeiam e ficam comparando, isso também é uma forma de sucesso", disse.

Já a ideia de continuar uma história que marcou época preocupa a atriz. "Quando a história é boa, é uma equação perfeita. A gente não tem o domínio sobre essa equação, ela acontece por acaso, e é muito difícil reproduzir. Por isso tenho um pouco de medo da continuação, porque você vai mexer em uma coisa que fez grande sucesso", afirmou.

Continuação de 'Avenida Brasil'

De acordo com a colunista Carla Bittencourt, do portal LeoDias, a Globo procurou o autor João Emanuel Carneiro, que teria aceitado dar continuidade à história. Os primeiros esboços do projeto já estariam em andamento.

Procurada pelo Estadão, a Globo ainda não confirmou a produção. O espaço segue aberto.

Adriana Esteves e Murilo Benício também já teriam sinalizado interesse em reviver os papéis de Carminha e Tufão. Ainda não há informações sobre o restante do elenco. A previsão é que a produção estreie em 2027.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).