O Tribunal de Contas da União (TCU) agendou para a próxima quarta-feira (7), às 17h, a análise das contas do governo Dilma Rousseff referentes ao exercício de 2014. Segundo divulgou o jornal Globo nesta sexta-feira (2), o relator do caso, ministro Augusto Nardes, o parecer prévio dele recomenda a rejeição das contas.
O parecer foi encaminhado para apreciação dos demais ministros na noite de quinta-feira (1º). Agora, o plenário se reunirá em sessão extraordinária.
O TCU fez o primeiro pedido de esclarecimento sobre as contas de 2014 em junho. O prazo para resposta era de 30 dias, mas acabou prorrogado por duas vezes. Depois da análise, o parecer será enviado ao Congresso Nacional para que seja emitido um julgamento das contas. A oposição aguarda o documento porque estuda requerer o impeachment da presidente a partir da possível reprovação das contas do exercício do ano passado.
A avaliação do tribunal abrange o relatório sobre os orçamentos e a atuação governamental, além do Balanço Geral da União, que é elaborado e consolidado pela Secretaria do Tesouro Nacional. "Trata-se de um diagnóstico sistêmico efetuado pelo TCU sobre aspectos relevantes do desempenho e da conformidade da gestão pública federal no ano que passou", informou o órgão.