Cidades

CORREIO DO ESTADO

Relembre matérias especiais publicadas no caderno de aniversário de Campo Grande

A edição deste sábado traz reportagens publicadas no dia 26 de agosto

DA REDAÇÃO

12/09/2015 - 00h00
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A edição de hoje do Jornal Correio do Estado relembra algumas matérias que foram publicadas no caderno especial Campo Grande 116 anos, em agosto deste ano. Confira:

"PEDRA SOBREVIVE AO TEMPO, MAS SEM O MESMO BRILHO

"Sinônimo de local para fechar negócios de veículos usados com retorno rápido, principalmente naqueles momentos de grande aperto financeiro.  É com esse diferencial que Campo Grande mantém ainda hoje,  mesmo que sem o brilho de outrora e o endereço que a tornou reconhecida, a Pedra, tradicional feira informal de compra e venda de veículos da Capital. “Fundada” na Avenida Afonso Pena,  entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho -.


Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado

O MOINHO QUE AFUNDOU

Quem sobrevoa o Núcleo Industrial ou visita o distrito do Indubrasil, de longe vê um grande prédio marrom abandonado. A edificação majestosa que já foi na verdade um dos maiores moinhos de trigo do País literalmente afundou. 


Valdenir Rezende/Correio do Estado

MEDIUNIDADE "DESVENDA" CRIME

Saiu de Campo Grande um dos mais emblemáticos casos de utilização de mensagem mediúnica como elemento de prova em um processo judicial por homicídio. O fato tornou-se polêmico porque a sua aceitação implicava em reconhecimento de vida espiritual após a morte e, mais ainda, a possibilidade de um espírito comunicar-se com os vivos, utilizando-se de um médium - intermediário.


Paulo Ribas/Correio do Estado

FORÇA CULTURAL

Foi por meio do grêmio estudantil que o Colégio Estadual Campo-grandense, em 1969, promoveu a  peça  “Dona Xepa”, e também o  festival de música, que revelou talentos, como o Grupo Acaba que, à época reunia amigos do Bairro Amambaí. 

O movimento era integrado por Maria Augusta Santos Rahe Pereira e Paulo Haidamus Monteiro, entre outros.

CAMPO GRANDE SERVIU DE CENÁRIO DE NOVELA DA GLOBO

Geralmente, nos primeiros capítulos de uma novela da Globo, a trama se desenrola em algum local fora do Rio de Janeiro ou São Paulo. Os locais utilizados como cenários são vários. As câmeras da emissora já destacaram  Nova York, Paris, Buenos Aires,  Madri...

As reportagem completas estão na edição de hoje do Jornal Correio do Estado.

OPORTUNIDADE

Universidade de Campo Grande abre inscrições para vestibular de medicina

Nesta edição, o processo seletivo oferece duas formas de ingresso, sendo elas: o ENEM ou por meio de Prova Online

22/05/2025 14h30

Uniderp tem inscrições abertas para curso de Medicina até 27/05

Uniderp tem inscrições abertas para curso de Medicina até 27/05 Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

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Para quem quer cursar medicina no próximo semestre, a Uniderp está com inscrições abertas para o vestibular unificado, para pessoas que tenham interesse em estudar na unidade de Campo Grande ou Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.

Desta vez, a seleção oferece duas formas de ingresso: pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para quem participou das edições entre 2019 e 2024, ou por meio de Prova Online, a ser aplicada em 31 de maio. 

As duas maneiras de ingresso exigem pagamento de taxa, sendo de R$ 150 para quem pretende ingressas com a nota do Enem. Já para quem deseja ingressar por meio de Prova Online, o pagamento é no valor de R$ 350. No ato da inscrição o candidato deverá optar por uma das instituições que compõem o presente Vestibular Unificado Medicina Cogna 2025.2

Além disso, é importante ficar atento para o prazo de inscrição, que também é diferente para cada maneira de ingresso. Para quem vai entrar pela Nota do Enem, as inscrições seguem  até 02 de junho, mediante pagamento da taxa.  Já para quem deseja ingressar por meio de Prova Online as inscrições se encerram um pouco antes, no dia 27 de maio

INSTITUIÇÃO

 A Uniderp Campo Grande e a Uniderp Ponta Porã possuem conceito de excelência reconhecido pelo MEC oferecem infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio deaulas práticas.

Visando a qualidade de ensino na formação de profissionais médicos, as instituições são compostas por corpo docente excepcional formado com especialistas que possuem ampla experiência médica e acadêmica, além de parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação, desde o primeiro semestre, que reúne teoria e prática na preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho. 

O curso de Medicina em Campo Grande tem 25 anos e os alunos que optam pela universidade contam com a presença do CEMED dentro do campus para atuação. 

Para conferir mais informações sobre o processo seletivo via Nota do ENEM, clique aqui. E para mais informações sobre o Vestibular Unificado Prova Online, clique aqui

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Logística

MSVia: obras na BR-163 em Mato Grosso do Sul começam em junho

Leilão sem concorrência ocorreu nesta quinta; investimentos somam R$ 16,5 bilhões; primeiras obras priorizam renovação do piso, terceiras faixas e duplicações

22/05/2025 14h28

Leilão da BR-163 ocorreu nesta quinta-feira (22) na B3 em São Paulo

Leilão da BR-163 ocorreu nesta quinta-feira (22) na B3 em São Paulo Reprodução

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A ordem de serviço para início das obras na BR-163 em Mato Grosso do Sul começa no mês de junho, informou o vice-presidente da Motiva (novo nome do grupo CCR), Eduardo Camargo.

As informações foram dadas logo após o leilão simplificado que garantiu à empresa a concessão da rodovia por mais 29 anos, ocorrido nesta quinta-feira (22), na B3, em São Paulo.

Leilão da BR-163 ocorreu nesta quinta-feira (22) na B3 em São PauloTrecho do Anel Viário em Campo Grande, que deve ser duplicado/Gerson Oliveira

A assinatura do termo aditivo do contrato de concessão, que muda os critérios para os estabelecidos no leilão desta quinta-feira, será no mês de agosto, informou o executivo da Motiva. Em Mato Grosso do Sul, a empresa manterá o nome MSVia.

Não houve concorrência no leilão. Conforme o representante da Motiva, a tarifa de R$ 7,50 por 100 quilômetros deve fazer com que o preço do pedágio atual na rodovia seja mantido. Outros players, segundo apurou o Correio do Estado, não conseguiram, em seus estudos, oferecer uma tarifa inferior a R$ 12 por 100 km.

A operação da BR-163 abrange um trecho de 847,2 quilômetros. O leilão da rodovia, que atravessa Mato Grosso do Sul de sul a norte, entre as cidades de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, e Sonora, na divisa com o Mato Grosso, é o primeiro do tipo otimizado.

“A nova modelagem permite reequilibrar contratos vigentes com base em critérios técnicos, metas claras, indicadores de desempenho e maior controle social — sem a necessidade de aguardar o término da concessão atual. O modelo foi validado por órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU), o que garante segurança jurídica e reforça a credibilidade do processo perante o mercado”, informa a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a importância desse leilão vai além dos aspectos técnicos e inaugura uma transformação estrutural no setor de concessões rodoviárias no país.

“Pode parecer clichê, mas de fato hoje é um dia histórico. Porque nenhum local do mundo fez ou tem feito algo que nós aqui estamos fazendo. E, quando chegamos à ANTT, em 2021, tínhamos o pensamento, além de fazer grandes leilões, de solucionar o que denominávamos de ativos estressados. Mas, na verdade, não era o ativo que estava estressado — era o regulador, o concessionário. Sobretudo, era o usuário que estava estressado, porque não havia investimento, atendimento esperado, e não adiantava explicar. Faltava um grande ingrediente para enfrentarmos isso: coragem e institucionalização de uma questão que era premente”, disse.

O contrato original de concessão da rodovia foi assinado em 2014, mas enfrentou obstáculos, sobretudo durante a crise econômica de 2016 e 2017, o que fez com que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) interrompesse o financiamento para a duplicação da rodovia à época, somado à redução de movimento na rodovia causada pela diminuição da demanda durante a crise.

Neste novo ciclo estão previstos investimentos de R$ 16,5 bilhões, sendo R$ 9,3 bilhões em melhorias e ampliação da capacidade (Capex) e R$ 7,2 bilhões com custos operacionais (Opex).

Conforme a ANTT, o potencial estimado de geração de empregos diretos, indiretos e por efeito-renda é de 134 mil postos.

Primeiras obras

As primeiras obras na BR-163, apurou o Correio do Estado, serão de melhoria do piso e término de algumas duplicações que foram interrompidas na década passada, cujo trabalho de aterramento e terraplenagem está bastante adiantado.

O maior trecho da rodovia a ser duplicado compreende a intersecção entre as cidades de Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes, passando pelo Anel Viário de Campo Grande.

A duplicação do Anel Viário, conforme o cronograma, deve ser entregue até 2030, após cinco anos da assinatura do termo aditivo do contrato.

A BR-163 conecta 16 municípios de norte a sul do estado, como Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Coxim, Pedro Gomes e Sonora.

Veja o que o projeto contempla:

  • 203,02 km de duplicações
  • 147,77 km de faixas adicionais
  • 28,82 km de contornos urbanos
  • 22,99 km de vias marginais
  • 6 interseções tipo diamante (implantação e melhorias)
  • 7 interseções tipo trombeta
  • 6 correções de traçados
  • 1 trevo completo
  • 67 rotatórias alongadas (implantação e melhorias)
  • 22 retornos em X
  • 22 passarelas
  • 40 retornos em U
  • 49 trechos com iluminação em curvas
  • 379 acessos
  • 56 passagens de fauna
  • 144 pontos de ônibus
  • 55 obras de arte especiais (implantação e melhorias)
  • 3 pontos de parada e descanso
  • 17 bases de serviços operacionais e de atendimento ao usuário (BSOs e SAUs)

 

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