Mato Grosso do Sul recebeu doação de mais um lote de equipamentos para montagem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atender pacientes com Covid-19.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, são oito ventiladores pulmonares e 23 monitores, que poderão equipar novos leitos caso haja necessidade.
“Conseguimos, durante o enfrentamento da pandemia, dotar todas as microrregiões de leitos de UTI, e queremos fazer essa discussão para o pós-pandemia, para que esses leitos permaneçam”, disse.
Conforme Resende, nesta quarta-feira (23) haverá uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir o financiamento desses leitos implementados.
Encontro será entre o ministro e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Mato Grosso do Sul tem, atualmente, 457 pessoas internadas por covid-19, sendo 238 em leitos clínicos e 220 em leitos de UTI.
Resende afirmou também que as duas máquinas para análise de amostras, uma cedida pela Secretaria de Saúde e outra comprada pelo governo, já estão em funcionamento.
Dessa forma, Mato Grosso do Sul passou a ter autossuficiência em testagem e resultados de testes realizados em todo o Estado são entregues em até 72 horas.
Até então, parte das amostras colhidas pelos testes RT-PCR, eram enviadas para laboratórios de São Paulo e Rio de Janeiro para análise.
No Estado, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que já analise parte dos testes, agora é o responsável por todos os exames.