Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ELEIÇÃO REE 2020

Resultado de eleição para diretores deve ser divulgado na quinta

Comunidades escolares têm até 21h para participar do pleito
03/03/2020 17:38 - Adriel Mattos


 

Alunos, pais, professores e servidores da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul devem receber o resultado oficial da eleição para a direção das escolas na quinta-feira (5). A Secretaria de Estado de Educação (SED) não divulgou o número de pessoas aptas a votar, já que a participação é facultativa.

Participam do processo eleitoral 254 unidades em Campo Grande e 75 municípios. Parte dessas escolas têm chapa única, ou seja, apenas um candidato se inscreveu. Algumas contam com candidato a diretor-adjunto e outras têm apenas o candidato a diretor. O mandato conta a partir de 1º de abril e vai até 2023.

Na Escola Estadual Joaquim Murtinho, estão aptos 1,8 mil alunos, 900 pais ou responsáveis e mais de 100 servidores. “Tivemos 12 seções pela manhã, seis à tarde e haverá três à noite. Está tudo correndo tranquilamente”, garantiu a presidente da comissão eleitoral, Lucimeire Silva Borges.

A autônoma Marli Fátima Camargo Martins participou pela primeira vez da eleição. “Minha filha me avisou e eu vim. É muito bom participar”, destacou a mãe da Waléria, estudante do 1° ano do ensino médio.

Podem participar alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, pai/mãe/responsável de aluno com menos de 18 anos, professores e servidores. Em caso do familiar ter mais de um estudante matriculado, apenas um voto será aceito. A votação termina às 21h.

A apuração será realizada nesta quarta-feira (3) e o resultado oficial deve ser publicado na edição de quinta-feira do Diário Oficial Eletrônico (DOE). Escolas confessionais; escolas que ofertam, exclusivamente, educação para as pessoas privadas de liberdade; escolas indígenas e o centro estadual de formação de professores indígenas; as escolas de educação de tempo integral; escolas cívico-militares; centros de educação infantil; centros de educação profissional; centros estaduais de educação de jovens e adultos; centros de formação de docentes e de apoio educacional da SED têm diretores nomeados pelo governo.

A última eleição ocorreu em 2015, e em 2016 nas unidades que o mandato da direção ainda não havia terminado.

 

Felpuda


Nos bastidores, há quem garanta que a única salvação, de quem está com a corda no pescoço, é ele aceitar ser candidato a vice-prefeito em chapa de novato no partido. Vale dizer que isso nunca teria passado por sua cabeça, uma vez que foi eleito com, digamos, “caminhão de votos”. Se aceitar a imposição, pisaria na tábua de salvação; se recusar, poderá perder o mandato. Ah, o poder!