Clique aqui e veja as últimas notícias!

SAÚDE

Portadores de rinite não estão em grupo de risco da Covid-19, diz associação médica

Falta de controle da doença, por outro lado, pode facilitar contágio do novo coronavírus
15/04/2020 17:02 - Adriel Mattos


De idosos a doentes crônicos, são vários os tipos de pacientes que estão no grupo de risco de contágio da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Mas de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), portadores de rinite alérgica não estão nesse grupo.

Apesar disso, a associação alerta que essas pessoas devem se prevenir. Assim, as medidas de prevenção comuns, como lavar periodicamente as mãos, devem ser feitas como de uma pessoa comum. “Nestes períodos de grande circulação de vírus respiratórios, o paciente deve manter a rinite e a asma sob controle. Muitas vezes há a sobreposição de manifestações – rinite e asma – se a rinite estiver fora de controle, os sintomas de asma serão muito mais frequentes e graves”, diz trecho de nota técnica divulgada neste mês.

A medicação usada para controlar as duas doenças deve continuar sendo usada, indica a Asbai. “As recomendações de órgãos internacionais de referência, são a favor da manutenção do tratamento habitualmente utilizado antes da pandemia, inclusive para aqueles que estão com a Covid-19”.

*(Reportagem alterada em 16.04.2020, às 14h22, para correção de informação)