Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TEMPORAIS

Rio Aquidauana sobe mais e reforça alerta em MS

Até o momento, duas famílias ficaram desabrigadas
15/05/2020 10:20 - Ricardo Campos Jr


 

O nível do Rio Aquidauana chegou a 7,40 metros na manhã desta sexta-feira (15). Choveu na cabeceira e isso pode fazer com que o nível da água suba ainda mais. A Defesa Civil está monitorando a situação.

Mário Ravaglia, coordenador do órgão, disse ao Correio do Estado que até o momento apenas duas famílias foram removidas de suas casas. Elas estão com parentes.

O alerta é aceso quando a água passa dos 7 metros. Na terça-feira (12), o leito estava em 2,35 metros. Amanheceu com 5,56 metros na quarta-feira e ontem estava em 7,18 metros.

A última vez que Aquidauana teve uma cheia de grandes proporções foi em 2018, quando o rio literalmente invadiu a cidade. Naquela ocasião, a água chegou a 11 metros.

O meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp, disse ao Correio do estado que não há previsão de chuvas em Aquidauana e região pelo menos até a próxima terça-feira. “O tempo será de sol, poucas nuvens e temperaturas em elevação”, explica.

Como os temporais atingiram o curso do rio e não a cabeceira propriamente dita, a tendência é que o nível do rio baixe gradativamente, segundo ele. Mudanças no tempo só serão sentidas na próxima quarta-feira.

 

Felpuda


Dia desses, há quem tenha se lembrado de opositor ferrenho – em público –, contra governante da época, mas que não deixava de frequentar a fazenda de “sua vítima” sempre que possível e longe dos olhos populares. Por lá, dizem, riam que só do fictício enfrentamento de ambos, que atraía atenção e votos. E quem se lembrou da antiga história garantiu que hoje ela vem se repetindo, tendo duas figurinhas carimbadas nos papéis principais. Ô louco!