Clique aqui e veja as últimas notícias!

BONITO

Rio Miranda ultrapassa nível de emergência e deixa região em alerta para inundações

Chuvas intensas têm caído na região desde o fim de semana e previsão indica mais precipitações
19/01/2021 13:00 - Glaucea Vaccari


Chuvas intensas que têm caído na região de Bonito desde o fim de semana fizeram com o que o nível do Rio Miranda subisse para o nível considerado crítico, no distrito de Águas de Miranda.

Conforme o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva registrado na região foi de 183,8 milímetros.

O limite de emergência do rio é de 6,5 metros, mas o nível da água chegou a 6,53 metros na segunda-feira (18).

Últimas notícias

Por conta disso, a sala de situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu aviso de evento crítico e acionou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para que medidas cabíveis sejam tomadas. 

No alerta, Imasul afirma que "foi atingido o nível de emergência, com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco a integridade humana".

Ainda segundo o Imasul, com a subida do rio, águas já começaram a invadir as instalações lindeiras ao curso hídrico.

Para as próximas 24 horas, há previsão de mais chuvas na região e o nível do rio pode subir ainda mais, o que aumenta o risco de alagamentos e pode forçar os moradores das áreas mais baixas a abandonarem suas casas.

As Defesas Civis estadual e municipal estão em contato e aviso será emitido para a população local, cadastrada para receber alertas via SMS pelo 40199.

Previsão para o Estado

A previsão do tempo para esta semana é de céu predominantemente nublado, com pouco sol, temperaturas amenas e chuva em Mato Grosso do Sul.

Há possibilidade de chuvas fortes e isoladas a qualquer momento do dia em todas as regiões do Estado.

A formação de nuvens é intensificada com o fluxo de ar quente e úmido que vem da Amazônia, passagem de uma frente fria, sistema de baixa pressão e circulação de ventos.

Na última semana, chuvas intensas causaram alagamentos em Campo Grande e Corumbá, onde famílias ficaram desabrigadas após água invadir casas.

Condições climáticas de chuvas rápidas e de forte intensidade, características do verão, devem continuar durante todo o mês.

Janeiro é considerado o mês mais chuvoso do ano em Mato Grosso do Sul.

O verão ten como principais características as chuvas recorrentes, tempo úmido, calor e dias mais longos. No Brasil, o verão começou em 21 de dezembro de 2020 e vai até 20 de março deste ano.

Deve-se tomar cuidados em casos de tempo adverso nesta época do ano por conta da chuva forte.