Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram sete das nove vagas disponíveis para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será promovida entre os dias 26 e 28 de agosto, em Coxim.
As equipes se classificaram ao vencer as etapas regionais da competição, promovidas na semana passada nos campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim e Ponta Porã.
As vitórias foram na categoria nível 2, voltada para o ensino médio. Também puderam participar estudantes de escolas públicas e privadas.
Os competidores precisaram construir e programar robôs capazes de percorrer uma pista, que simula uma área de desastre, desviando de obstáculos.
O vencedor da fase estadual irá representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional da Olimpíada, no final de outubro, em Uberlândia (MG).
Há um semestre participando do grupo de robótica, o estudante Muriel Leandro da Silva, 16, conquistou o primeiro lugar da regional com a equipe Spark.
“Sempre me interessei pelo assunto, por isso quis participar do grupo. Como foi a primeira vez que competi, não esperava ganhar, então foi excelente. Agora, espero vencer a etapa estadual”, afirmou o estudante, que pretende permanecer no grupo de robótica até sair do IFMS.
Na Capital, o Instituto conquistou a primeira e a segunda classificação, com a Quick Fix e Motor Possante V2, respectivamente. A terceira colocada, equipe Ace, é do Colégio Montessori.