Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CAPITAL

Saiba como retirar medicamentos na rede pública durante pandemia

Receitas médicas tiveram validade prorrogada em março
23/04/2020 15:53 - Adriel Mattos


Quem faz uso de medicamentos de uso contínuo e depende da Rede Municipal de Saúde Pública (Remus) de Campo Grande deve observar algumas recomendações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a principal orientação é evitar aglomerações.

Desde o mês passado, estão suspensos as consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) para priorizar o atendimento a casos suspeitos de Covid-19. A validade das receitas foi ampliada para dois meses.

Mesmo antes da pandemia, é possível um familiar retirar o medicamento, munido da receita e de um documento pessoal, como a Carteira de Identidade, também conhecido como Registro Geral (RG). Sem isso, a entrega não é permitida. Também convém ressaltar que medicamentos de uso contínuo são distribuídos apenas nas UBSs e UBSFs.

Não está sendo feita entrega nas casas. Portanto, caso o paciente esteja no grupo de risco de contágio do novo coronavírus, a recomendação é pedir a um parente pegar os medicamentos.

 

Felpuda


Apressadas que só, figurinhas tentaram se “apoderar” do protagonismo de decisão administrativa. Não ficaram sequer vermelhas quando se assanharam todas para dizer que tinham sido responsáveis pela assinatura de documento que, aliás, era uma medida estabelecida desde 2019. Quem viu o agito da dupla não pode deixar de se lembrar daquele pássaro da espécie Molothrus bonarienses, mais conhecido como chupim, mesmo. Afe!