Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Santa Casa atende primeiro caso de Covid-19

Paciente deu entrada para hemodiálise periódica e tratamento será feito em horário alternativo
30/04/2020 09:40 - Ricardo Campos Jr


 

A Santa Casa de Campo Grande atendeu o primeiro paciente com Covid-19 desde o surgimento do primeiro caso em Mato Grosso do Sul, há pouco mais de um mês. Trata-se de uma mulher de 48 anos que já havia testado positivo e foi até a unidade não por apresentar sintomas, mas porque precisa fazer sessões periódicas de hemodiálise. Diante da situação, ela fará o tratamento renal em horário alternativo.

Segundo informações da assessoria de imprensa, a mulher é de Paraíso das Águas. Ela chegou a ter sintomas respiratórios, quando foi encaminhada ao Hospital Regional e fez o primeiro exame. Ficou internada por alguns dias e recebeu alta para se recuperar em casa.

Ao ir até a Santa Casa para a hemodiálise, um novo teste foi realizado e novamente apontou a presença do novo coronavírus no organismo dela. Acredita-se que por ser do grupo de risco, a doença ainda está presente mesmo depois de 14 dias.

Dessa forma, pensando na segurança dos demais pacientes do setor de renais crônicos, a Santa Casa providenciou um espaço isolado para a realização do tratamento periódico. Além disso, a ambulância de Paraíso das Águas vai levá-la sempre no turno da noite, quando há menos pessoas na diálise, para reduzir ainda mais os riscos.

O hospital também informou que por não ser referência no atendimento aos casos da Covid-19, todos os pacientes sintomáticos do Estado são encaminhados diretamente ao Regional.

Todos os testes que a Santa Casa aplicou foram em pacientes que deram entrada com outras queixas, mas apresentaram problemas respiratórios no decorrer da internação.

Contudo, o hospital é o “plano B” caso o Regional fique sobrecarregado e já está preparado para destinar toda a estrutura da Unidade de Trauma para atender pessoas com o novo coronavírus caso seja necessário no futuro.

 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo....