Cidades

SOS Santa Casa

A+ A-

Com superlotação nos atendimentos, Santa Casa pede socorro à órgãos públicos

Os 70 leitos de UTIs disponíveis estão com 100% de ocupação e os 10 leitos de UTI Covid estão com 80% de lotação

Continue lendo...

A superlotação de leitos de UTIs Adulto, Pediátrico e Covid, além dos de urgência e emergência diários fez a presidência da Associação Beneficente de Campo Grande - Santa Casa realizar um pedido de socorro aos órgãos públicos de Mato Grosso do Sul. 

Em convocação emergencial, a entidade garantiu que está no limite em atendimento e não consegue sequer, garantir insumos básicos para atender as demandas.

Nas últimas 24 horas, os 70 leitos disponíveis para atendimento geral estão em 100% de ocupação e os 10 leitos destinados à ala da Covid-19, está em 80%. 

Outra preocupação se dá a ala de UTI pediátrica e neonatal que apresenta 90 % de ocupação dos 39 leitos disponíveis.

“É um caos instalado, não estamos tendo condições de atendimento adequado a quem chega, fazia tempo que os corredores não eram ocupados e estamos pedindo socorro para reestruturar esse atendimento”, disse o presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire.

"Somos uma entidade filantrópica e prestamos serviços ao setor público e estamos tendo que readequar uma força de trabalho operacional para suprir essa assistência", acrescentou.

UTIs Neonatais

Considerando que a pandemia do coronavírus modificou o atendimento de toda rede pública de saúde de Campo Grande, a Santa Casa reforçou um quadro que se agravou nestes sete meses de Covid, casos de gestantes com diabetes descompensadas e/ou hipertensão gestacional que tiveram de realizar cesáreas emergenciais, superlotando a ala pediátrica e UTIs neonatais.

“Estamos recorrentes em atendimentos de bebês macrossômicos, que são bebês nascidos acima dos 5 kg, isso decorre de uma assistência inadequada na gestação que, por decorrência da pandemia, não tiveram atendimento eficaz nas redes públicas e estão chegando para a gente com essa dificuldade, nossos leitos de UTIs neonatais estão superlotados e tem bebê internado até em sala de parto”, avaliou o médico pediatra responsável pelo setor, Willian Leite.

De janeiro a outubro do ano passado, foram realizados cerca de 100 procedimentos de alto risco na ala da maternidade. Segundo Willian, neste ano, o número triplicou para 300 procedimentos. 

“A situação está caótica, não temos onde colocar a mãe e o bebê, estamos tendo que escolher qual parto vai acontecer para ser menos prejudicial”, avaliou.

Dados registram ainda que de abril a setembro de 2020, a maternidade da Santa Casa registrou cerca de 4.663 atendimentos. 

Diariamente, o número de atendimentos entre urgência, emergência e internação varia entre 700 a 800 atendimentos e nas últimas 24 horas o hospital teve um registro de 134 pacientes no pronto-socorro, 67 internações, 11 vítimas de acidentes de trânsito e teve 87 altas médicas.

“Nossa situação é crítica, há tempos estamos encaminhamos ofícios para setores da saúde e Ministério Público alertando risco de desassistência aos pacientes, desassistir um paciente é dizer que ele vai morrer, isso é muito grave”, argumentou o diretor técnico José Roberto.

O que dizem os Gestores

Presente na reunião emergencial da entidade, o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, alerta que a demanda aumentou com o retorno das atividades do dia a dia e que com os baixos índices de Covid registrados nos últimos dias, a prefeitura conseguirá readequar melhor o encaminhamento de pacientes. 

“Faremos uma reunião como Hospital Universitário, Regional e Santa Casa para juntos buscarmos um olhar para essa situação de demanda no fluxo de pacientes e observar o que pode ser feito”, disse.

Já para o secretário estadual de saúde, Geraldo Rezende, o pedido de socorro da Santa Casa é crônico e que algumas situações deverão ser debatidas em reuniões internas. 

“Na prática, nós precisamos sentar e verificar os números apresentados pela Santa casa e ver o que está dentro do contrato; temos de ter cautela, uma vez que dinheiro não nasce em árvore e, principalmente num momento crítico de pandemia que assolou nossa economia, mas vamos, com certeza, apoiar a Santa Casa como sempre apoiamos”, garantiu o secretário.

Ele lembrou ainda do repasse da União feito à entidade no valor de R$ 6,7 milhões, em maio deste ano, destinados para o pagamento de medicamentos e demandas da Covid-19 e recordou o envio de ventiladores, bombas de infusão e EPIs que o governo do Estado disponibilizou à Santa Casa.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, Marcelo Santana a preocupação está na sobrecarga que médicos vem enfrentando na superlotação e falta de condições básicas no atendimento. 

“A gente se preocupa nos problemas que estes profissionais terão de realizar seu trabalho, o que pode ocasionar em tratamentos psiquiátricos a longo prazo e a curto prazo, num prejuízo imediato à população em algum atendimento”, avalia.

Servidores

Governo Lula amplia proposta de reajuste para 9,5% para servidores federais da educação

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%

19/04/2024 14h00

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira. Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta sexta-feira (19) uma contraproposta a técnicos e servidores da educação para 2025 e 2026 em numa nova mesa de negociação.

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%. Além disso, os pagamentos já seriam feitos em janeiro de 2026, não em maio, como é praxe.

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira.

A proposta foi feita em reunião de lideranças sindicais no Ministério da Gestão e Inovação com integrantes do governo. Em frente à sede da pasta estavam integrantes da categoria em protesto.

Do lado do Executivo estiveram presentes o secretário-executivo-adjunto da Educação, Gregório Grisa, e o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso.

Também participaram representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) e do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
De acordo com o governo, há 220 mil pessoas nesta carreira.

"A gente colocou na mesa agora, para avaliação das entidades, para apreciação dos sindicatos, uma proposta de reajuste que representa um avanço expressivo, quando comparada à proposta que o governo fez ainda no final do ano, que era de 4,5% em 2025, 4,5% em 2026", disse Grisa.

"A gente traz a proposta agora, inclusive adiantando para o mês de janeiro de 2025, já ter 9% em 2025. Então a gente dobra a proposta feita anteriormente para essa carreira de técnicos administrativos", completou.

Ao final da reunião, os secretários do governo falaram com jornalistas sobre a proposta. À tarde, a mesa de negociação será com professores.

Docentes de universidades, centros de educação tecnológica e institutos federais das cinco regiões do Brasil entraram em greve no último dia 15, após o governo não prever reajuste às categorias.
Eles exigem aumento salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

De acordo com balanço de quinta-feira (18) da Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), há 24 instituições paralisadas e outras 11 com indicativo de greve. Já a Fasubra diz que 66 das 69 instituições aderiram à greve.

Dia do exército

Riedel, secretários e policiais recebem honrarias nos 376 anos do Exército

Cerca de mil militares das Forças Armadas participaram de solenidade no CMO

19/04/2024 13h00

Marcha e desfile de militares do Exército Brasileiro MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Cerca de mil militares das Forças Armadas comemoraram os 376 anos do Exército Brasileiro (EB), na manhã desta sexta-feira (19), em solenidade realizada no Comando Militar do Oeste (CMO), localizado na avenida Duque de Caxias, em Campo Grande.

Homens e mulheres fardados, de 13 grupamentos/batalhões, marcharam e desfilaram em alusão ao Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas, diplomas, certificados e honrarias militares ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); comandante-geral da Polícia Militar (PMMS), Renato dos Anjos; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Frederico Reis; secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); entre outras autoridades.

Os convidados foram homenageados em reconhecimento aos serviços que contribuíram para progresso, defesa e segurança de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governador do Estado, Eduardo Riedel, a parceria entre o governo de MS e EB garante ganhos na infraestrutura, sociedade e segurança pública.

“Estou muito honrado de receber uma homenagem do Exército Brasileiro, é uma instituição que orgulha a todos nós. E para o Mato Grosso do Sul, é fundamental, um estado que faz fronteira com dois países, faz divisa com mais outros cinco estados da federação e a sede do Comando Militar do Oeste é aqui no estado de MS. É uma parceria extremamente efetiva, diante de todas as situações que nós temos no estado, o Exército Brasileiro traz ao estado tranquilidade e parceria grandes em diversas áreas, social, infraestrutura, segurança pública. E a gente fica muito honrado em receber essa homenagem aqui hoje”, disse o governador de MS, em coletiva de imprensa.

Segundo o general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, a missão do EB é a de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

“São 376 anos de dedicação à Pátria, ao nosso povo, ao nosso Brasil, trabalhando dentro dos nossos princípios de disciplina, hierarquia, valores e ética. Nosso papel é a garantia dos direitos constituídos, a defesa da Pátria, colaborar para o desenvolvimento nacional e estar junto a sociedade, tornando esse Brasil cada vez maior”, ressaltou o general.

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril, data que relembra o aniversário da Batalha de Guararapes, travada em 1648, quando brasileiros de diversas origens se uniram pela primeira vez em defesa do território contra o domínio holandês.

Neste dia, são realizadas diversas atividades para celebrar e reconhecer o trabalho e a importância do Exército na defesa da nação e na manutenção da ordem e segurança interna.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).