Clique aqui e veja as últimas notícias!

EMOCIONANTE

Mulher que estava há 24 horas na fila é primeira a receber coração no ano na Santa Casa

A paciente estava com apenas 23% da função ventricular do coração funcionando
30/01/2021 13:03 - Gabrielle Tavares


Uma mulher de 54 anos é a primeira paciente do ano a receber transplante de coração em Mato Grosso do Sul. Ela também é a primeira pessoa a encontrar um doador compatível em menos de 24 horas.

A cirurgia começou no fim da manhã deste sábado (30) na Santa Casa de Campo Grande. A paciente estava com apenas 23% da função ventricular do coração funcionando.

Últimas notícias

Mais pacientes serão beneficiados com os órgãos da doadora. O fígado já foi captado e enviado para o Distrito Federal, um dos rins será transplantado ainda hoje na Santa Casa, onde a paciente compatível já foi acionada e espera internada, e outro rim será encaminhado para o Espírito Santo.

As córneas vão ficar no Banco de Olhos da Santa Casa. A assessoria do hospital informou ainda outro ponto inusitado na história: todos os órgãos foram compatíveis em mulheres. “Uma grande coincidência”, disse a unidade.

Transplantes em 2020

Segundo a Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa, foram 113 mortes encefálicas registradas em 2020 no Estado, com 67 doadores aptos.

Contudo, desses 67 apenas 34 doaram, o restante houve recusa da família. Na Santa Casa foram transplantados ano passado 21 rins e 2 corações.

Também foram captados no hospital 60 rins, 60 rins, 18 fígados, 5 corações e 1 pulmão.