Neste domingo (27) é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos e diversos órgãos de Mato Grosso do Sul aderiram ao evento, iluminando suas fachadas de verde. No Estado, somente os hospitais São Julião e a Santa Casa de Campo Grande realizam transplantes, sendo apenas o de córnea e o de rins.
Apesar da restrição em antedimento nessa área, a carência de doadores dificulta ainda mais a realização de cirurgias. Só na fila aguardando um rim, a Santa Casa da Capital, que retomou o procedimento em fevereiro deste ano, tem ao menos 200 pacientes.
Nesta semana, o hospital promove eventos para melhorar a informação que as pessoas tem sobre a doação de órgãos e tentar aumentar essa lista.
"Considerando que ainda existe um número muito pequeno de doadores em relação à necessidade atual, a Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante da Santa Casa está realizando o evento com objetivo de conscientizar os profissionais da área de saúde, bem como a sociedade, sobre a importância da doação de órgãos e tecidos", informou a unidade, via assessoria de imprensa.
A programação da VII Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos tem palestras e outras atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3322-4314 e (67) 3322-4166.