Cidades

1X0

São Paulo vence Atlético-PR em casa e assume posição no G4

Jogo aconteceu na noite de ontem (3); vitória foi garantida pelo atacante Rogério

FOLHA PRESS

04/10/2015 - 09h23
Continue lendo...

Em dia de expectativa sobre o futuro de Juan Carlos Osorio, o São Paulo venceu o Atlético-PR em sua casa, por 1 a 0, pegando a vaga do Palmeiras no G4, na noite deste sábado (3).
Com gol do atacante Rogério, o time do Morumbi somou mais três pontos no Campeonato Brasileiro, chegando a 46, um a mais do que o rival alviverde, que joga neste domingo (4), contra a Chapecoense.

O técnico da equipe tricolor, que tem proposta para comandar a seleção mexicana, desconversou ao ser perguntado sobre o assunto antes de a bola rolar. Disse que ainda não é o melhor momento para se pronunciar. O clima é de incertezas na diretoria, que apenas aguarda a decisão.

Enquanto a situação segue indefinida, o São Paulo terá alguns dias para arrumar a casa e treinar com mais calma, assim como todos os outros. O time só volta a campo no dia 14 de outubro, para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, pelo Brasileiro. O campeonato ficará paralisado nos próximos dias em razão dos jogos das seleções pelas eliminatórias para a Copa do Mundo 2018.

DESFALQUES

Sem Carlinhos e Wilder, cortados de última hora, o técnico colombiano foi obrigado novamente a mexer na escalação do time do Morumbi. Assim, Matheus Reis jogou improvisado na lateral esquerda e Hudson ganhou a chance de começar a partida como volante.

E, com boa troca de passes em velocidade, principalmente com o trio de ataque, formado por Rogério, Alexandre Pato e Centurión, a equipe paulista conseguiu encontrar espaços na defesa atleticana e ameaçou o goleiro Weverton com frequência no primeiro tempo.

Porém, os são-paulinos cometeram muitos erros no último passe e nas finalizações e desperdiçaram boas chances de abrir o placar. Além disso, um erro da arbitragem também impediu o São Paulo de ir para os vestiários em vantagem.

Aos 11min, Rogério pegou rebote do goleiro e completou para o gol vazio, mas o auxiliar Kléber Lucio Gil anulou a jogada de forma incorreta ao alegar impedimento do camisa 17.
Os donos da casa voltaram para o segundo tempo com mais posse de bola e presença ofensiva. No entanto, os erros no campo de ataque continuaram a acontecer. Aos 5min, Thiago Mendes perdeu gol quase na pequena área.

Osorio promoveu a entrada de Auro no lugar de Centurión e deu ainda mais velocidade ao time do Morumbi. E, quando o Atlético-PR já começa a ser perigoso nos contra-ataques, o São Paulo chegou ao gol da vitória.
Aos 26min, após cruzamento da direita de Bruno, Ganso finalizou mal e a bola sobrou para Rogério, que chutou no canto e abriu o placar para o São Paulo. Foi o terceiro gol do atacante com a camisa tricolor.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Matheus Reis; Thiago Mendes, Hudson e Ganso (Wesley); Centurión (Auro), Pato e Rogério (Edson Silva)
T.: Juan Carlos Osorio

ATLÉTICO-PR
Weverton, Eduardo, Christián Vilches, Kadu e Sidcley; Hernani (Ewandro), Otávio, Marcos Guilherme, Bruno Mota e Daniel Hernández (Nikão); Crysan (Walter)
T.: Sérgio Vieira
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Igor Júnior Benevenuto (MG)
Gol: Rogério, aos 26 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Hernani, Eduardo e Marcos Guilherme (A)
Renda: R$ 287.345,00
Público: 11.066 pagantes

Liberação

Governo brasileiro determina retirada de algemas de deportados dos EUA

Polícia Federal confirmou que os 88 brasileiros que estavam a bordo da aeronave norte-americana com outros deportados

25/01/2025 21h00

Foto: Casa Branca / Divulgação

Continue Lendo...

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada de algemas de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos e que estavam a bordo de uma aeronave norte-americana que pousou em Manaus na noite desta sexta-feira (24).

“Na manhã deste sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil”, informou o Ministério da Justiça.

Em nota, acrescentou que o ministério tomou conhecimento da situação dos brasileiros pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues. O voo, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos.

Algemas retiradas
“Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou a autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas”, reforçou o comunicado. “O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, acrescenta a nota.

Enfatiza que, ao tomar conhecimento da situação, Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, “de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança.”

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, concluiu a pasta no comunicado.

Também em nota, a Polícia Federal confirmou que os 88 brasileiros que estavam a bordo da aeronave norte-americana com outros deportados dos Estados Unidos chegaram a Manaus algemados.

“Os brasileiros que chegaram algemados foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país. A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas.”

“Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros”, detalha a nota.

Por determinação da Presidência da República, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportará os brasileiros para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado.

Os brasileiros serão acompanhados e protegidos pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros.

FAB
A FAB informou que uma aeronave KC-30 foi destacada, após solicitação do governo federal, para prestar apoio aéreo a passageiros deportados oriundos dos Estados Unidos que aguardam o término do traslado em Manaus.

A aeronave, segundo a FAB, decolou da Base Aérea de Brasília às 13h, com pouso previsto para 14h30 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. “O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes”.

De acordo com o comunicado, a FAB vai disponibilizar profissionais de saúde para realizar o acompanhamento dos passageiros deportados – durante o trajeto até o destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

Entenda
As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais tiveram início poucos dias após o início do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Na noite da última quinta-feira (23), 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas em operação anunciada pela Casa Branca.

“A administração Trump deteve 538 imigrantes ilegais criminosos”, anunciou a porta-voz Karoline Leavitt, acrescentando que centenas foram deportados em aviões do Exército norte-americano. “A maior operação de deportação em massa da história está em curso”, disse.

Ao longo da campanha presidencial, Trump prometeu conter a imigração ilegal no país, cenário classificado por ele como “emergência nacional”. Logo em seu primeiro dia na Presidência dos EUA, o republicano assinou ordens executivas destinadas a impedir a entrada de imigranteS nos Estados Unidos.

*Com informações da RTP.

Assine o Correio do Estado

Cidades

AGU prorroga consulta pública sobre moderação em plataformas digitais

Contribuições podem ser enviadas até a próxima segunda-feira (27)

25/01/2025 20h00

Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Continue Lendo...

A Advocacia-Geral da União (AGU) prorrogou até as 18h da próxima segunda-feira (27) o prazo para envio de contribuições na consulta pública sobre moderação de conteúdo de plataformas digitais no Brasil.

Em nota, a entidade informou que a ampliação do prazo, previsto para acabar nesta sexta-feira (24), atende a um pedido de organizações da sociedade civil e de especialistas no tema. As contribuições devem ser enviados pela plataforma Participa + Brasil.

“A consulta pública se destina a receber subsídios da sociedade civil, comunidade acadêmica, plataformas digitais e agências de checagem, além de instituições públicas e privadas”, destacou a AGU.

Até sexta-feira, o órgão já havia recebido 46 contribuições. Além da consulta pública, a AGU realizou audiência pública sobre o tema na última quarta-feira (22), com a participação de 34 especialistas e representantes da sociedade civil.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).