Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Saúde confirma mais duas e número de mortes por dengue sobe para 21 em MS

Em uma semana, Estado notificou 9% de casos a mais em relação à semana passada
01/04/2020 14:46 - Adriel Mattos


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul confirmou mais duas mortes por dengue em 2020, elevando o total para 21. As vítimas são um idoso de 67 anos, com hipertensão, que faleceu em Sidrolândia no dia 19 de março; e uma idosa de 75 anos, com diabetes, hipertensão e insuficiência renal, que morreu em Paranaíba em 23 de março.

Os dados constam no último boletim epidemiológico da SES, divulgado nesta quarta-feira (1º). Em uma semana, os casos notificados da doença aumentaram 9,71%. No total, a SES já fez 40,2 mil notificações.

Dos 79 municípios, 76 estão com alta incidência. São Gabriel do Oeste é a cidade com maior incidência de casos, no total são 1,3 mil casos e índice de 5641,8. Em seguida, aparecem Anaurilândia - com 471 casos e incidência de 5377,9 - e Alcinópolis - com 225 notificações e índice de 4607,8.

Campo Grande está na lista de municípios com alto número de notificações. Foram notificados até agora 6,9 mil casos, o que representa incidência de 840,4 casos para cada 100 mil habitantes.

Apenas três municípios registraram média incidência de casos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença é considerada epidêmica quando registra 300 casos para cada 100 mil habitantes.

 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.