Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MATO GROSSO DO SUL

Saúde inicia segunda fase da vacinação contra gripe

Meta é vacinar 151 mil pessoas até 8 de maio
16/04/2020 13:18 - Adriel Mattos


 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul abriu nesta quinta-feira (16) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Ministério da Saúde enviou uma remessa 375 mil doses, e deve entregar outras 13 remessas, totalizando 1 milhão de vacinas.

Nessa fase, serão imunizados caminhoneiros, trabalhadores da segurança pública,  portadores de doenças crônicas não transmissíveis, motoristas de transporte coletivo, portuários, indígenas, detentos e adolescentes infratores. A meta é vacinar 151 mil pessoas até 8 de maio.

Entre 23 de março e 15 de abril, foram imunizadas 257 mil pessoas, sendo 215 mil idosos, chegando a 88,19% de cobertura vacinal, e 40,1 mil profissionais de saúde, 67,47% de cobertura. Porém, quem não se vacinou nesta etapa pode procurar uma unidade de saúde a qualquer momento.

A terceira etapa da vacinação será de 9 de maio até 22 de maio e serão vacinadas professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas,  adultos entre 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

O público alvo em Mato Grosso do Sul representará 902.280 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Em 2019, o Estado atingiu a meta com a cobertura de 91,2%.

 

Felpuda


Devidamente identificadas as figurinhas que agiram “na sombra” em clara tentativa de prejudicar cabeça coroada. Neste segundo semestre, os primeiros sinais começarão a ser notados como reação e “troco” de quem foi atingido. Nos bastidores, o que se ouve é que haverá choro e ranger de dentes e que quem pretendia avançar encontrará tantos, mas tantos empecilhos, que recuar será sua única opção na jornada política. Como diz o dito popular: “Quem muito quer...”.