Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CÉU

Madrugada terá chuva de estrelas cadentes

Se você é apaixonado por estrelas cadentes, se prepare!
05/05/2020 19:09 - Da Redação


Programe o relógio para despertar as 02h (horário local) nesta madrugada desta terça para quarta-feira (6), arrume o binoculo que o céu vai se iluminar com uma chuva de estrelas cadentes, um espetáculo digno de ser apreciado.

Os meteoros Eta Aquarídeos poderão ser vistos a olho nu nesta madrugada. 

Segundo a previsão é de que vão passar, em média, 50 meteoros por hora. 

Conforme os estudiosos essa madrugada será o melhor dia para observar os meteoros porque a passagem antecede a fase de Lua Cheia e a luminosidade dela atrapalha a visualização das estrelas cadentes.

Como apreciar: 

Volte o olhar para o lado leste do céu e reze muito para o céu estar limpo e que faça tempo bom, pois temos previsão de chuva para essa quarta-feira. 

Os meteoros do ETa Aquarídeos são provocados por partículas de poeira deixadas pelo famoso cometa Halley, que passou perto da Terra em 1986.

Chuva de meteoros: 

É um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu (radiante). Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultados de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita. A maior parte dos meteoros são menores que um grão de areia por isso quase sempre se desintegram e não atingem a superfície do planeta. 

Esses detritos entram na atmosfera com alta velocidade e entram em combustão, formando as chamadas estrelas cadentes. As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos anuais. As mais conhecidas e intensas são as Leônidas e as Perseidas. Qualquer planeta do sistema solar com uma atmosfera razoavelmente transparente pode ter chuva de meteoros. Marte é conhecido por ter chuvas de meteoros, que acontecem com intensidade e características diferentes das da Terra. 

Fonte: Wikipédia

 
 

Felpuda


Candidato a prefeito em cidade do interior tremeu que só nas bases diante da decisão que tirou a corda do pescoço de adversário, liberando o dito-cujo para disputar a eleição.

Como acreditava que o pleito seria “um passeio”, estava até pensando no modelito que usaria no dia da posse.

Agora, teme nadar, nadar e morrer na beira da praia, deixando o terno pendurado no cabide.