Clique aqui e veja as últimas notícias!

ESTIAGEM

Mato Grosso do Sul tem seca pior do que a região Nordeste do Brasil

Estado teve um aumento na porcentagem das áreas consideradas graves no mês de julho e agosto
24/09/2020 10:00 - Naiane Mesquita


Mesmo com o alívio momentâneo que a chuva trouxe nos últimos dias, Mato Grosso do Sul se tornou um dos estados que mais sofreu com a seca em 2020, superando até mesmo a região Nordeste do País. 

Segundo dados do Monitor de Secas, divulgados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, assim como em julho, 100% do território do Estado registrou a seca em agosto, com aumento na porcentagem das áreas consideradas graves, de 47,44% para 53,15%.  

Mato Grosso do Sul ainda apareceu na lista dos estados que mais tiveram o agravamento da seca entre os meses de julho e agosto, apenas a área de seca moderada caiu em agosto, de 52,56% para 46,85% do território, já a área com seca extrema permanece no patamar de 1,28%. 

MENOS CHUVA

As informações são ainda mais significativas se comparadas ao ano de 2019. De acordo com dados do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima do MS (Cemtec), em julho do ano passado, por exemplo, choveu 46,40 milímetros em Campo Grande, enquanto neste ano no mesmo período foram apenas 4 milímetros de precipitações.