Cidades

GREVE

Sem aumento salarial, fiscais da Iagro ameaçam paralisar atividades

Profissionais reclamam da demora nas negociações com o governo

Izabela Jornada

04/09/2017 - 09h15
Continue lendo...

Fiscais da  Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) ameaçam fazer greve geral no Estado para reivindicar aumento salarial e melhores condições de trabalho. O assunto foi debatido no último encontro que aconteceu no dia 26 de agosto deste ano. A próxima reunião ainda não está marcada.

Os profissionais reclamam da morosidade no diálogo e negociação com o Governo do Estado nas reivindicações da categoria. De acordo com o Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Estado de MS (Sifems), eles pedem igualdade salarial e de jornada de trabalho.

Na comparação de carreiras, a categoria afirma que trabalham por mais horas e recebem menos que outros servidores, como os da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por exemplo. 

Outra queixa é em relação a indenização de localidade e fronteira. Esse adicional já consta no Art. 50 da Lei Estadual nº 4.196/2012, que dispõe sobre a Carreira Fiscalização e Defesa Sanitária, mas ainda não foi regulamentado pelo governo do Estado.

“Existem municípios da fronteira que estão sem fiscais agropecuários por falta de incentivos. Há muita evasão de servidores das cidades fronteiriças. Muitos assumem o concurso, mas por causa da baixa remuneração e dos perigos da fronteira acabam deixando o cargo e assumindo outros concursos mais atrativos. A rotatividade de profissional nessas regiões é muito alta, portanto, é preciso que o governo invista em incentivo para manter o funcionário”, afirmou a presidente do Sifems, Kelcilene Azambuja.

O sindicato também denuncia o atraso no pagamento de diária estaduais que, em alguns casos, passa dos 60 dias. Os servidores do Iagro viajam e acabam pagando as despesas com dinheiro próprio. Por este motivo, a recomendação é que, a partir de agora, só viajem com o pagamento antecipado desta diária.

Paralisação geral pode ocorrer também por falta de condições de trabalho. De acordo com sindicato da categoria, falta combustível em algumas das 11 regionais para a realização de deslocamentos e trabalhos a campo. Também pela falta de equipamentos, os fiscais estaduais agropecuários já suspenderam o serviço de fiscalização de agrotóxicos em propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço em Mato Grosso do Sul.

Todos esses assuntos foram discutidos em reunião no dia 26 de agosto com a presença da diretoria e representantes regionais do sindicato, que trouxeram as principais queixas dos servidores. Em breve, a entidade deve marcar uma assembleia geral com a categoria para debater o rumo dos trabalhos e a aprovação de uma possível paralisação geral.

Fiscais Estaduais Agropecuários

É o fiscal estadual agropecuário do Iagro que garante o status sanitário animal e vegetal no Mato Grosso do Sul. Esse status que mantém as portas abertas para a exportação e o equilíbrio das finanças do Estado. Soja e carne são os produtos em destaques da balança comercial no MS. No primeiro semestre de 2017, houve aumento de 16,56% das vendas externas de soja em grão e 10,43% de carne bovina, em relação ao mesmo período no ano passado.

Oportunidade

IFMS abre mais de 400 vagas para cursos de idiomas gratuitos

As vagas contemplam tanto quem possui a 5ª série completa quanto alunos e funcionários da instituição, que têm até o dia 15 de janeiro para realizar a inscrição

10/12/2024 18h45

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está ofertando 450 vagas para cursos de idiomas em diversos campi, incluindo Campo Grande.
As vagas são para cursos de espanhol, inglês e Libras, nos níveis básico e intermediário.


Interessados em aprender um novo idioma têm até o dia 15 de janeiro de 2025 para realizar a inscrição na Página do Candidato, disponível no link: https://selecao.ifms.edu.br/login.

Na página, o aluno terá acesso à Central de Seleção do IFMS, onde poderá consultar o edital e verificar todas as regras do processo seletivo.

O instituto ressalta que tanto a inscrição quanto a oferta dos cursos são gratuitas. Podem participar das aulas estudantes que tenham completado o ensino fundamental I (5ª série).

Distribuição de vagas


Haverá vagas divididas entre estudantes e servidores do IFMS, além de vagas destinadas ao público externo (sem vínculo com o instituto). Os campi que estão ofertando os cursos são:

  • Campo Grande;
  • Coxim;
  • Naviraí;
  • Ponta Porã;
  • Três Lagoas.


Nível Básico II


Estudantes inscritos a partir do nível básico II (de turmas com aulas em andamento) deverão realizar uma prova para avaliar seus conhecimentos e determinar a turma em que disputarão a vaga.

A modalidade do teste de nivelamento será remota (on-line), e a data será divulgada na Central de Seleção até o dia 17 de janeiro.

Importante: os candidatos que atingirem a nota mínima para a vaga ainda participarão de um sorteio eletrônico, considerando a etapa e as vagas disponíveis no campus escolhido.

Cronograma do processo seletivo

  • Inscrições: até 15 de janeiro de 2025;
  • Teste de Nivelamento: 17 de janeiro;
  • Sorteio Eletrônico: 7 de fevereiro;
  • Classificação final e convocação: 14 de fevereiro;
  • Início das aulas: 10 de março.


Cursos


A Formação Inicial e Continuada (FIC), por meio do Centro de Idiomas (Cenid), ofertará os cursos de espanhol, inglês e Libras.

As vagas estão disponíveis para estudantes e para a comunidade externa. Os cursos serão divididos em duas etapas, cada uma composta por três semestres. O certificado emitido terá validade nacional e apresentará o nível de competência linguística alcançado ao final de cada etapa.


Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].

Confira o edital

 

Assine o Correio do Estado

Golpe

Criminosos utilizam foto de Vander Loubet para aplicar golpes no WhatsApp

Deputado recomendou que conhecidos bloqueiem e denunciem número suspeito em caso de contato

10/12/2024 18h14

Vander Loubet teve celular clonado e estelionatários tentaram aplicar golpes usando seu nome

Vander Loubet teve celular clonado e estelionatários tentaram aplicar golpes usando seu nome Divulgação

Continue Lendo...

O deputado federal Vander Loubet (PT) usou as redes sociais, nesta terça-feira (10), para alertar seus conhecidos sobre tentativas de golpes com seu nome por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Em seu perfil no Instagram, o deputado informou que golpistas utilizaram sua foto oficial, e a cadastraram no número (61) 98194-7087. Durante as mensagens - enviadas a conhecidos do parlamentar - os criminosos pediram dinheiro, documentações e doações em seu nome.

Na postagem, o congressista ressaltou que não adota esse comportamento. Nesse sentido, o deputado recomendou a quem receber qualquer mensagem suspeita, denunciar o contato imediatamente. 

"Tem gente tentando se passar pelo deputado Vander Loubet... não dê atenção! Bloqueie e denuncie!", disse.

Loubet não foi o único político de MS a ter o número de celular clonado

Na última quarta-feira (4), estelionatários tentaram aplicar golpes usando nome do secretário executivo de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Artur Falcette. Além de acessarem e-mail, os criminosos também acessaram informações pessoais.

A informação foi divulgada pelo próprio secretário executivo em suas redes sociais na última quinta-feira (5). Na postagem, Falcette afirmou que o celular foi clonado durante a noite, e junto com o aparelho, os criminosos clonaram seu WhatsApp.

Assim, os estelionatários tentaram aplicar golpes na rede de contatos, pedindo dinheiro em nome de Falcette. Não há informações se alguém realizou as transferências solicitadas pelos criminosos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).