Cidades

LIXO

Sem previsão de obra, aterro de Campo Grande opera até 2022

Previsão é de que o projeto seja apresentado ainda este ano, mas burocracia deve consumir mais tempo para começar a construção de uma nova área de descarte

Continue lendo...

O Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II, na Capital, deve operar até 2022, porém, ainda não há uma data para que nova área seja construída e opere quando o aterro for desativado. A CG Solurb, concessionária responsável pela coleta de lixo e pelo manejo de resíduos sólidos, já está elaborando o projeto do novo aterro sanitário Ereguaçu, mas, para que o local entre em operação, a Prefeitura Municipal de Campo Grande deve avaliar o projeto e abrir discussão com a população.

É de responsabilidade da concessionária indicar a área do novo local para descarte do lixo da Capital e de outros seis municípios, que utilizam o aterro construído em 2012.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Rudi Fiorese, o processo é rigoroso, portanto, pode levar tempo. “Após a compra da área, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) emite a licença. É um processo bastante criterioso”, afirmou.

De acordo com o gerente operacional da Solurb, Bruno Velloso, o novo aterro não deve ser instalado na mesma região que o atual local. 

“Estamos em processo de licenciamento, sugerindo alguns locais. Ali [no aterro II] não vai ser porque houve mudança em lei [federal 12.725/2012], então, não podemos construir nada em um raio de 10 km de um aeródromo”, explicou. Na região do aterro, opera um aeroporto particular.

O projeto deve ser finalizado até o fim deste ano. O estudo deve apontar locais que, além de observar o raio do aeródromo, estejam distantes da área urbana e não impactem o lençol freático, que deve estar a dois metros de profundidade. Pelo contrato, o aterro Ereguaçu deve operar por 20 anos, mas a Solurb quer ampliar a vida útil do local para até 35 anos.

“O aterro tem de ter, no mínimo, uma vida útil de 20 anos, mas nosso projeto deve ser para 35 anos. Primeiro, faremos um estudo de impacto ambiental, que será apresentado à Semadur e discutido em audiência pública. Pretendemos protocolar esse estudo ainda este ano”, disse Velloso. O debate com a população só deve acontecer, portanto, em 2020. 

Quando o aterro II for desativado, a Solurb deve continuar administrando a área por dez anos. O mesmo já está sendo feito na área que ficou conhecida como “lixão”, em Campo Grande. Todo o montante de resíduos foi coberto e está sendo monitorado para evitar contaminação e rompimento da “pirâmide”. 

Por dia, 950 toneladas de lixo produzido pela Capital chegam ao aterro. A média é de 22,3 mil toneladas por mês. As cidades de Terenos, Rochedo, Bandeirantes, Jaraguari, Rio Negro e Dois Irmãos do Buriti também descartam resíduos no aterro II. 

Em setembro, 456 toneladas desses municípios foram descartadas. Corguinho e São Gabriel do Oeste foram habilitados para enviar resíduos para Campo Grande, mas até agora ainda não o fizeram.

Contrato

O convênio com as duas novas cidades foi celebrado no início deste mês. O contrato já está em vigor e vai até 31 de julho de 2020. Sem capacidade de descartar seus resíduos, pequenos municípios enviam o lixo para cidades maiores com aterro.
Do montante que entra todos os dias no aterro II, 2% vem do interior. “Levando em conta o tempo de uso que ainda resta, isso representa 21 dias de vida útil”, afirmou o gerente operacional da Solurb. 

Segundo a concessionária, Terenos foi o primeiro município a enviar resíduos, em 2014. 

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE), lançou em 2016 o Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos, que incentiva prefeituras a fazerem o descarte correto do lixo. Um balanço de 2018 apontou que 45 cidades passaram a fazer o manejo de resíduos sólidos respeitando as regras do programa. Dois anos antes, apenas 16 municípios não jogavam o lixo a céu aberto. Portanto, caiu para 34 o número de cidades que tinham “lixão”.

Para isso, o TCE incentivou as prefeituras a criar uma taxa de resíduos sólidos para financiar o manejo. A próxima etapa compreende a logística reversa, que consiste em reciclar todo o material possível, além de destinar corretamente resíduos considerados perigosos, como agrotóxicos.

Cidades

Servidores terão quatro dias de molho com feriadão em novembro

A folga prolongada será dada graças ao Dia do Servidor, que foi transferido para o dia 14 de novembro

10/10/2024 18h00

Servidores terão quatro dias de molho com feriadão em novembro

Servidores terão quatro dias de molho com feriadão em novembro Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Os servidores estaduais já podem comemorar, com a mudança do ponto facultativo em alusão ao Dia do Servidor Público Estadual para o mês de novembro, agora serão 4 dias de feriado. 

A transferência do feriado foi publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado. É importante frisar que a decisão é válida para a administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo estadual.

Devido a mudança, agora o Estado deverá trabalhar normalmente no dia 28 de outubro - data em que é comemorado o Dia do Servidor Estadual. Em novembro, a folga ocorrerá nos dias 14, 15, 16 e 17, neste período todos os órgãos deverão ser fechados.

Por fim, enfatiza que pontos facultativos não são válidos para serviços essenciais, que por natureza não podem ser interrompidos. O decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Assine o Correio do Estado

Feriadão

Veja dicas de passeios gratuitos para curtir com a criançada em Campo Grande

Com eventos lúdicos, apresentações artísticas e até distribuição de pipoca, confira as dicas de passeios para levar a garotada sem pesar no bolso

10/10/2024 17h45

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Com o feriadão estendido do Dia da Divisão do Estado (11) e do Dia das Crianças (12), aponte na agenda atividades para levar os pequenos e toda a família em passeios com entrada franca.

O Quintal Sesc está celebrando aniversário, e quem ganha presente são as crianças. Serão promovidas atividades lúdicas com brincadeiras, artes e muita diversão!

Imagem Divulgação

Apagando velinhas

O evento voltado para a criançada está completando dois anos desde o início no estacionamento do Shopping Campo Grande.

Na sexta-feira (11), será celebrado o aniversário do Quintal Sesc com atividades totalmente gratuitas voltadas aos pequenos, que irão se envolver com arte, cultura e interação, garantindo o divertimento.

 

 

 

 

A gurizada vai se esbaldar com:

  • Gastronomia variada com food trucks e bebidas;
  • Jogos;
  • Apresentação teatral do grupo ‘New York Circus’, às 18h30.

O encerramento ficará por conta da boa música do MPB com Sal dos Santos e o show ‘Psicodélia Brasileira’. Além disso, o espaço é aberto para levar os pets.

Local: Estacionamento do Shopping Campo Grande (em frente à Riachuelo)
Horário: Sexta, às 17h

Dia das Crianças / Sábado (12)

No sábado (12) e no domingo (13), o Shopping Campo Grande vai encantar os pequenos com oficinas de pintura de bonequinhos e pintura facial.

Os pequenos serão recebidos pelo mascote da Criamigos, Pedro Pudim.

Local: Praça de Eventos – 2° piso
Horário: 16h às 20h
Gratuito

Ajudar ao próximo

O Shopping está arrecadando doações de brinquedos novos ou usados (que estejam em bom estado de conservação), que serão doados para entidades assistenciais.

Diversão continua

Do outro lado da cidade, o Shopping Bosque dos Ipês, em conjunto com o Senar, também preparou uma programação para receber os pequenos com atividades lúdicas, como:

  • Amarelinha;
  • Corrida do saco;
  • Dominó.

Local: Shopping Bosque dos Ipês
Data: 12 de outubro

Se jogue na brincadeira

Enquanto isso, no Norte Sul Plaza, o Dia das Crianças será celebrado com muitas cores, brincadeiras e aventuras para os pequenos!

E para já receber a garotada do jeito que elas gostam, uma ação do próprio Norte Sul Plaza irá distribuir pipoca das 15h às 18h para que todos aproveitem o passeio pelo shopping no sábado (12) – ponto de retirada no corredor próximo a Slimeria.

Além disso, o shopping promoverá pintura facial (entre 14h e 18h) na praça de alimentação.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).