Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul confirmou 546 novos casos e nove mortes por Covid-19. Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, números indicam que a semana deve encerrar com números no mesmo patamar de junho, antes do pico.
Conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (16), nesta semana foram confirmados 1.980 casos e 83 mortes pela doença no Estado.
“Amanhã vamos encerrar mais uma semana epidemiológica e aponta para número menor de casos. Parece que vamos repetir número de antes do pico, de junho, e isso mostra que felizmente a doença está tendo um descenso no estado”, disse Resende.
Secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone, disse que, mesmo com a tendência de queda, população deve continuar seguindo medidas de prevenção.
“A tendência é realmente se igualar ao percurso da doença em relação ao mês de junho, é o que estamos observando, mas depende da ajuda, usar a máscara, qualquer sintoma procurar procurar os drive-thrus, unidades de saúde, e evitando aglomeração, para quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, pediu.
Média móvel de casos dos últimos sete dias é de 350,7 por dia, com média e 9,9 óbitos diários.
As nove novas mortes ocorreram em Miranda (2), Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Jardim, Maracaju e Três Lagoas. Vítimas tinham idade entre 59 e 82 anos e todos tinham comorbidades associadas ou fatores de risco.
Taxa de contágio permanece em 0,96% e a de mortalidade em 0,96%.
“Vamos lutar para que a taxa de contágio possa diminuir não só em centésimos, mas em décimos, para que tenhamos controle mais efetivo enquanto aguardamos a vacina, que temos expectativa que esteja disponível nos primeiros meses de 2021”, concluiu Resende.
Dos 76.457 casos confirmados desde o início da pandemia, 70.957 já estão recuperados.
Segundo Christine, o número de internados também tem apresentado decréscimo.
“Estamos com 365 casos internados, mais 4 de outros estados que não são contabilizados nas nossas bases. Há 177 em leitos clinicos e 192 em leitos de UTI”, explicou.