Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Semana deve encerrar com menor registro de casos de Covid-19 desde junho

Secretário de Saúde afirma que números indicam decréscimo da doença no Estado
16/10/2020 12:03 - Glaucea Vaccari


Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul confirmou 546 novos casos e nove mortes por Covid-19. Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, números indicam que a semana deve encerrar com números no mesmo patamar de junho, antes do pico.

Conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (16), nesta semana foram confirmados 1.980 casos e 83 mortes pela doença no Estado.

“Amanhã vamos encerrar mais uma semana epidemiológica e aponta para número menor de casos. Parece que vamos repetir número de antes do pico, de junho, e isso mostra que felizmente a doença está tendo um descenso no estado”, disse Resende.  

Secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone, disse que, mesmo com a tendência de queda, população deve continuar seguindo medidas de prevenção.

“A tendência é realmente se igualar ao percurso da doença em relação ao mês de junho, é o que estamos observando, mas depende da ajuda, usar a máscara, qualquer sintoma procurar procurar os drive-thrus, unidades de saúde, e evitando aglomeração, para quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, pediu.

Média móvel de casos dos últimos sete dias é de 350,7 por dia, com média e 9,9 óbitos diários.  

As nove novas mortes ocorreram em Miranda (2), Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Jardim, Maracaju e Três Lagoas. Vítimas tinham idade entre 59 e 82 anos e todos tinham comorbidades associadas ou fatores de risco.

Taxa de contágio permanece em 0,96% e a de mortalidade em 0,96%.  

“Vamos lutar para que a taxa de contágio possa diminuir não só em centésimos, mas em décimos, para que tenhamos controle mais efetivo enquanto aguardamos a vacina, que temos expectativa que esteja disponível nos primeiros meses de 2021”, concluiu Resende.

Dos 76.457 casos confirmados desde o início da pandemia, 70.957 já estão recuperados.

Segundo Christine, o número de internados também tem apresentado decréscimo.

“Estamos com 365 casos internados, mais 4 de outros estados que não são contabilizados nas nossas bases. Há 177 em leitos clinicos e 192 em leitos de UTI”, explicou.

 
 

Felpuda


Candidato a vereador caiu em desgraça, pelo menos em um dos bairros de Campo Grande, ao promover comício em ginásio de esporte, com direito a ônibus lotados e espoucar de muitos fogos de artifício.

Aí dito-cujo foi alvo de muitas críticas, tanto pela zoeira causada, como por ter mandado às favas quaisquer cuidados na prevenção da Covid-19, ao promover grande aglomeração. Irresponsabilidade é pouco, hein?!