Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ASTRONOMIA

Semana tem aparição de Mercúrio no céu e eclipse lunar

Fenômenos poderão ser vistos a olho nu na quinta e sexta-feira
01/06/2020 17:55 - Glaucea Vaccari


 

Primeira semana de junho terá dois fenômenos da astronomia, com eclipse da lua e aparição de Mercúrio no céu, todos que poderão ser contemplados a olho nu em Mato Grosso do Sul. Previsão indica que semana será de céu oscilando entre períodos de aberto a nublado, com pancadas de chuva, o que pode prejudicar a visualização.

Primeiro espetáculo celeste ocorrerá na quinta-feira (4), com a aparição de Mercúrio no céu.  O fenômeno ocorre porque o planeta estará afastado do sol em 23° no oriente, movimento chamado de elongação máxima oriental.

Este evento poderá ser visto a olho nu, sem necessidade de usar telescópio. O planeta, que é o mais próximo do Sol, poderá ser melhor visualizado no entardecer. Dica é olhar para o horizonte oeste a partir de uma hora antes do pôr do sol e logo após ele se pôr. 

No dia seguinte, na sexta-feira (5), ocorrerá um eclipse lunar penumbral. Neste fenômeno, a Lua passará por uma área parcialmente iluminada da Terra, chamada de penumbra. Nessa passagem, a Lua estará cheia e menos brilhante do que o normal. Isto ocorre porque uma parte da luz do Sol é impedida de chegar à Lua.

Esse tipo de eclipse é mais sutil. Diferente de outros eclipses, a Lua continua totalmente visível, ficando apenas menos brilhante. É necessário olhar atentamente para perceber as ligeiras mudanças. 

Para visualizar este fenômeno, também basta olhar para o céu entre às 17h e 21h, e torcer para o céu não estar nublado.  No Brasil, será possível ver o fenômeno em todos os estados do Centro-Oeste, onde está Mato Grosso do Sul, do Nordeste, do Sudeste, do Sul e em alguns estados do Norte. Outro eclipse penumbral está previsto para o dia 30 de novembro.  

Ainda neste mês, no dia 21, quando começa o inverno no Brasil, haverá um eclipse solar, mas ele não será visto no País. 

 

Felpuda


Entre sussurros, nos bastidores políticos mais fechados, os comentários são que história apregoada por aí teria sido construída para encobrir o que realmente foi engendrado em conversa que resultou em negociata. 

O script foi na base do “você finge que é assim, e nós fingimos que acreditamos”. 

Batido o martelo, a encenação prosseguiu e, conforme o combinado, deverão ser apresentados novos episódios.

Ah, o poder!