Clique aqui e veja as últimas notícias!

NOTÍCIA FALSA

SES desmente ‘fake news’ sobre falta de agendamentos presenciais para testes de Covid-19

Circulou nas redes sociais a informação de que os agendamentos para testes da Covid-19 estavam sendo feitas apenas pelo telefone
12/12/2020 17:43 - Flávio Veras


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou no site oficial do Governo do estado uma nota para  desmentir ‘fake news’ (notícias falsas) que circulam pelas redes sociais e grupos de aplicativos afirmando que todos os atendimentos, referentes a marcação de testes de Covid-19, estavam sendo feitas apenas pelo Disk Coronavírus, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar. Segundo a SES, a marcação para fazer o procedimento pode ser feita pelas unidades de saúde de Campo Grande presencialmente.

Ainda de acordo com a SES, a Capital disponibiliza 12 unidades de saúde que atendem por demanda espontânea, ou seja, as pessoas podem ir diretamente às unidades para fazer os agendamentos dos testes, caso sejam consideradas elegíveis após passarem por consulta médica, que são organizados pelo sistema Hygea, sem que seja necessário ligar para o serviço do Disck Coronavirus.  

As unidades que realizam esse tipo de atendimento são: Batistão; Parque do Sol; 26 de Agosto; Tiradentes; Dona Neta; Moreninha; Vila Nasser; Oliveira; Nova Bahia; São Francisco; Aero Itália e Albino Coimbra. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo serviço de teleconsulta do município, através do telefone 2020-2170.

O Disk Coronavírus, que conta com apoio de equipes do Corpo de Bombeiros Militar, passou a administrar desde novembro a marcação de testes de outras unidades de saúde do município com a finalidade de desafogar os atendimentos realizados pelo Drive-Thru.

Quanto a publicação divulgada com o objetivo de disseminar, única e exclusivamente a desinformação à população, o diretor de Saúde e Assessor Técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, afirma que: “já estão sendo adotadas medidas contra essa desinformação.”

Ainda conforme a SES, a autarquia disponibiliza à população e aos jornalistas informações sobre a pandemia no site www.coronavirus.ms.gov.br.  

No endereço estão as principais notícias sobre a doença, os boletins epidemiológicos, e informações diversas sobre a importância de adotar hábitos de higiene como medida de prevenção, sintomas e como o tratamento da Covid-19, que ainda não tem cura, pode evitar o agravamento da endemia.

O objetivo é combater a propagação de notícias falsas, informar o que fazer diante da pandemia, além de deixar a população atualizada sobre as medidas que estão sendo tomadas pelo poder público. O site responde dúvidas como: “o que devo fazer para me proteger?”, “como o novo coronavírus é transmitido?”, “quais são os principais sintomas?” e “produtos que vem da China podem trazer o vírus?”.

Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar. As medidas de prevenção estão ligadas a hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência, cobrir o rosto ao tossir, não compartilhar objetos pessoais, evitar tocar os olhos, nariz e boca e fugir de aglomerações.

Os boletins epidemiológicos da doença em Mato Grosso do Sul são atualizados diariamente neste Portal.