Clique aqui e veja as últimas notícias!

RETOMADA DO TRABALHO

Secretaria de Estado de Saúde retoma trabalho presencial em turno de revezamento

Decreto institui regras para que servidores possam voltar às atividades com segurança
27/08/2020 11:14 - Rodrigo Almeida


A Secretaria de Estadual de Saúde (SES) revogou o regime de teletrabalho dos servidores, medida que vigorava desde março, quando instituído o estado de emergência devido à pandemia do coronavírus.  

O anúncio foi feito no Diário Oficial do Estado (DOEMS) desta quinta-feira (27).

Todos os servidores devem voltar à ativa em turnos de revezamento para que sejam mantidas as medidas de biossegurança. No entanto, trabalhadores pertencentes a quatros grupos distintos ainda poderão trabalhar de casa: 

  • maiores de 60 anos e que possuam doença crônica que o insira no grupo de risco;
  • casos suspeitos ou confirmados de covid-19;
  • servidores que tiveram contato próximo no trabalho ou confirmação de casos em casa;
  • mães ou pais que possuam guarda unilateral de crianças de até 12 anos com aulas presenciais suspensas.

De acordo com o decreto, os casos relacionados ao covid-19 só serão liberados mediante apresentação de comprovante de diagnóstico e proximidade, além de o período de afastamento seguir a Nota Técnica da COVID-19, atualizada no final de julho. 

O turno de revezamento também não significa que o servidor trabalhará apenas em um período. Conforme as diretrizes, o funcionário deverá se manter à disposição por whatsapp ou e-mail para cumprimento da carga horária.

A medida é direcionada a trabalhadores de áreas administrativas e de funções que não foram prejudicadas pelo regime de teletrabalho. Os demais servidores, que desempenham atividades estritamente presenciais, não serão afetados pelo decreto.