Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

BARREIRA SANITÁRIA

Sobe para 14 o número de pessoas que entram no Estado com suspeita de coronavírus

A maioria foi interceptada no Aeroporto de Campo Grande
06/04/2020 11:00 - Daiany Albuquerque, Izabela Jornada


 

As 17 barreiras barreiras sanitárias montadas em municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de combater a disseminação do novo coronavírus, abordou até o momento 27.139 pessoas e interceptou 31 com suspeitas de terem adquirido o vírus em outros estados. Na tarde do último domingo (5) das onze suspeitas, seis vieram do Estado de São Paulo, onde concentra o maior número de casos e de morte pelo Covid-19.

Nas barreiras sanitárias montadas nas cidades de fronteira, 12.160 veículos foram parados. As pessoas são submetidas a um questionário e precisam ter a temperatura aferida por técnicos e profissionais da saúde.

Dos 33 suspeitos, 14 foram submetidos ao isolamento social e deverão procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Dados da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS) apontam que as pessoas foram abordadas nos postos fiscais terrestres e no Aeroporto Internacional de Campo Grande. O Posto Fiscal XV de Novembro, localizado na BR-267, no município de Bataguassu, divisa com São Paulo, realizou 5.158 abordagens. O Posto Fiscal Jupiá, em Três Lagoas, abordou 11.421 pessoas; Posto Fiscal Ilha Grande, em Mundo Novo, 1.263 pessoas; Posto Fiscal Ofaié, no Município de Anaurilândia, 1.546 pessoas.

A base de fiscalização Campo Bom, no município de Chapadão do Sul, registrou 1.555 abordagens. O Posto Esdras, em Corumbá, registrou 769 casos. As demais unidades totalizam 4.488 atendimentos. O Aeroporto Internacional de Campo Grande registrou 939 casos.

Com o Posto de Corumbá e mais as unidades do Ceasa e Guia Lopes da Laguna, que contam com o apoio de servidores do Iagro, o Estado conta atualmente com 17 barreiras sanitárias em operação.

Casos suspeitos de Covid-19

Até o momento, pelo menos 14 pessoas foram orientadas a procurarem uma unidade de saúde após apresentarem algum tipo de sintoma. A maioria dos casos foi no Aeroporto Internacional de Campo Grande, sendo seis casos registrados. Os demais foram nos postos de Mundo Novo; Chapadão do Sul; Jupiá; Três Lagoas e no Posto Fiscal Foz do Amambai.

Repatriados 

Pelo Posto Esdras, em Corumbá, 769 repatriados chegaram vindos da Bolívia. Deste total, 17 pessoas foram identificadas como casos suspeitos de Covid-19. No entanto, todos passaram por infectologistas e todos os casos suspeitos foram descartados. Portanto, a Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS) informa que não há casos positivos no grupo.

Mesmo assim, todos deverão cumprir a quarentena nas suas respectivas cidades obedecendo os protocolos de segurança. Todos serão acompanhados por técnicos da Anvisa em seus respectivos destinos.

 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!