Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

BOLETIM

Sobe para 51 número de municípios com casos confirmados de Covid-19

Nas últimas 24 horas, Estado confirmou 123 casos, sendo 33% apenas em Dourados
04/06/2020 11:27 - Adriel Mattos


Mais dois municípios de Mato Grosso do Sul entraram nas estatísticas de casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (4) na manhã desta quinta-feira (4), Aparecida do Taboado e Corguinho registraram o primeiro caso.

Por outro lado, a pasta corrigiu dados referentes às cidades de Laguna Carapã e Selvíria, que foram registrados nas cidades erradas. “No caso de Laguna Carapã, nossa apuração apontou que o morador é do distrito de Vila Vargas, portanto é um caso de Dourados”, justificou a secretária-adjunta, Christine Maymone, durante transmissão ao vivo do Governo do Estado na rede social Facebook.

Com 33,33% dos registros de hoje, Dourados terá mais uma ampliação de leitos. “Estamos iniciando uma parceria com a UFGD [Universidade Federal da Grande Dourados] para que possamos ampliar o número de leitos nessa macrorregião através do Hospital Universitário”, explicou o titular da SES, Geraldo Resende (PSDB). Uma aula da unidade será destinada para atendimento exclusivo de indígenas com suspeita ou confirmação da doença.

 
 

DADOS

Dos 123 novos casos, 41 foram registrados em Dourados, 23 em Fátima do Sul, 14 em Rio Brilhante, 12 em Campo Grande, oito em Corumbá, cinco em Douradina e quatro em Naviraí.

Itaporã e Ladário confirmaram mais três casos cada. Já Ivinhema e São Gabriel registraram dois novos casos cada. Aparecida do Taboado, Bonito, Chapadão do Sul, Corguinho, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Sonora confirmaram um caso cada.

Mais 64 pessoas se recuperaram da Covid-19, totalizando 872 entre 1925 confirmações. 48 pacientes estão internados, sendo 31 em leitos clínicos e 18 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Dessas 31 pessoas em leitos clínicos, 16 estão em leitos públicos. As outras 12 estão em hospitais privados. Duas pessoas estão internadas em leitos clínicos de hospitais públicos do estado de São Paulo e uma em Alagoas.

Entre os 18 internados em UTI, nove ocupam leitos públicos. Oito pessoas estão em hospitais privados, e uma outra está internada em São Paulo. Com isso, a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 8,8% e dos de UTI é de 7%.

O Estado já contabiliza 20 mortes: sete em Campo Grande, cinco em Três Lagoas, duas em Dourados, duas em Batayporã, duas em Brasilândia, uma em Paranaíba e uma em Vicentina.

 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!