Cidades

R$ 3 mil de indenização

Supermercado é condenado por atividade agravar doença de funcionária

Supermercado é condenado por atividade agravar doença de funcionária

DA REDAÇÃO

28/08/2015 - 09h40
Continue lendo...

Uma operadora de caixa do supermercado Comper, em Campo Grande, será indenizada em R$ 3 mil, depois que um quadro de tendinite e bursite foram agravados durante os serviços prestados na empresa. A funcionária chegou a recorrer da decisão, para que o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região aumentasse o valor da indenização, mas o pedido foi negado.

De acordo com a operadora, ela trabalhou no supermercado tre março de 2010 e dezembro de 2011, sendo que ficou afastada pelo INSS para tratamento de saúde do início de janeiro até abril de 2011. De acordo com a perícia médica, o afastamento foi em razão de quadro de tendinite e bursite no ombro esquerdo. 

O perito apontou os fatores de risco para as enfermidades na atividade de operador de caixa de supermercado, desenvolvida pela trabalhadora, como movimentos repetitivos, com levantamento de peso, digitação e sobrecarga de membros superiores.  O laudo também considerou as condições de trabalho como operadora de caixa e os fatores de surgimento e agravamento dessas doenças.

Já o supermercado Comper argumenta não haver relação entre a enfermidade e o trabalho desempenhado pela operadora de caixa, nem culpa da empresa no desenvolvimento da doença.

O relator do recurso, Juiz do Trabalho Convocado Tomás Bawden de Castro Silva, afirmou no voto: "a realização de atividades repetitivas intensas - função de caixa de supermercado -, sem demonstração pela reclamada de que tenha adotado medidas preventivas para evitar as enfermidades - como pausas, ginástica laboral, rodízio de função e utilização de mobiliário ergonômico, por exemplo -, evidenciam, de fato, que o trabalho atuou como causa das doenças constatadas".  

O laudo pericial apontou, ainda, que na época, a periciada tinha uma filha de três anos de idade de quem cuidava e fazia serviços domésticos, sendo também fatores de risco para as enfermidades adquiridas.

Por fim, a perícia constatou recuperação total da operadora de caixa, estando atualmente apta para o trabalho, inclusive para aquele que realizava na empresa reclamada.

OBRIGAÇÕES

Segundo o Juiz do Trabalho, a empresa não cumpriu suas obrigações legais de orientar os empregados sobre as precauções para evitar doenças ocupacionais, providenciar a redução dos riscos inerentes ao trabalho e propiciar meio ambiente de trabalho adequado. Sendo assim, o pagamento de indenização a funcionária foi mantido.

O pedido de aumento no valor da indenização foi rejeitado, por unanimidade, pela Primeira Turma do TRT da 24ª Região. O Juiz Tomás Bawden, entendeu não haver motivo para o aumento e ressaltou que o valor deve ter caráter punitivo-pedagógico, para evitar a reincidência do empregado.

Atenção

Previsão de tempestades deixa 40 cidades de MS em alerta

De acordo com as informações meteorológicas, todos os municípios de MS têm possibilidade de chuvas isoladas até a próxima quarta-feira (11)

09/12/2024 14h00

As chuvas típicas de verão devem permanecer em MS nas próximas semanas

As chuvas típicas de verão devem permanecer em MS nas próximas semanas Marcelo Victor/ Correio do Estado

Continue Lendo...

O tempo deve permanecer instável nas próximas 24 horas em 38 municípios de Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região sul do Estado está sob alerta laranja para tempestades severas, com possibilidade de chuvas de até 60 milímetros e ventos que podem chegar a 100 km/h.

As cidades na rota das tempestades incluem Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí e Ivinhema.

As cidades na rota das tempestades incluem Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Alertando a população sobre os riscos, o Inmet informa que as chuvas esperadas nas próximas horas podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas de descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.


Chuvas isoladas em diversas cidades de MS 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), entre terça e quarta-feira a previsão indica sol com variação de nebulosidade. Em outras regiões de Mato Grosso do Sul, podem ocorrer chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada. Localmente, há possibilidade de chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, especialmente nas regiões centro-sul, norte e leste/nordeste do Estado.

A possibilidade de chuvas isoladas em todas as cidades de Mato Grosso do Sul ocorre devido ao deslocamento de uma frente fria, combinado com a presença de umidade na atmosfera. 

Com a atuação da frente fria, as temperaturas não devem ultrapassar os 28°C, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira, há maior probabilidade de pancadas de chuva na metade leste do Estado (sudeste, leste e nordeste). No entanto, não estão descartadas chuvas mais intensas de forma pontual em outras regiões.

 

Assine o Correio do Estado

 

Cidades

Corpo de turista que desapareceu no Rio Aquidauana é encontrado

Três pessoas caíram da embarcação na tarde de sábado (07); nenhum dos tripulantes da embarcação estariam usando o equipamento de segurança, sendo o colete salva-vidas

09/12/2024 13h30

Corpo de homem que desapareceu no Rio Aquidauana é encontrado

Corpo de homem que desapareceu no Rio Aquidauana é encontrado Reprodução

Continue Lendo...

Foi encontrado na manhã desta segunda-feira (9), o corpo do homem que desapareceu no Rio Aquidauana após a embarcação em que ele estava virar, no último sábado (7). 

Identificado como Marcos Rosa Tolentino, de 56 anos, estava junto com o filho e o piloto do barco no momento do acidente. 

Segundo repassado, nenhum dos tripulantes da embarcação estariam usando o equipamento de segurança, sendo o colete salva-vidas. O corpo foi encontrado a 1 quilômetro de distância de onde a embarcação virou.

Informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros indicam que, ainda na tarde de sábado (07), a família aproveitava os últimos instantes em território sul-mato-grossense para registrar o passeio. 

Conforme a mídia local, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 15h30 para atender à ocorrência de desaparecimento. 

Essa família teria vindo do Estado de São Paulo, hospedando-se em um rancho localizado próximo à rodovia BR-262, entre os municípios de Aquidauana e Anastácio, indica o portal O Pantaneiro. 

O acidente

Visitantes em Mato Grosso do Sul, uma família vinda de São Paulo viveu momentos de tensão, após um barco virar no meio do Rio Aquidauana e o patriarca do grupo desaparecer, levado pela correnteza e força das águas no interior do Estado. 

Próximo a Cachoeira do Campo, eles subiam o rio no momento em que o barco virou, quando pai; filho e piloto caíram no Aquidauana. 

Conforme os populares no local, o homem (branco, alto e vestido de bota e calça jeans) de aproximadamente 60 anos estava em um lugar seguro num primeiro instante, porém, teria ido em busca do filho. 

Ainda, a mídia detalha que piloto e o filho citado teriam conseguido se segurar no barco.  

Sem a mesma sorte, o idoso segue desaparecido, sendo que as buscas foram suspensas no período noturno ontem (07), porém retomadas no primeiro horário da manhã de domingo (08).

Inclusive, ao Corpo de Bombeiros, o filho desse homem relatou Que seu pai entrou em um poço fundo do Rio Aquidauana e, com isso, acabou se afogando. 

**Colaborou Leo Ribeiro**

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).