Clique aqui e veja as últimas notícias!

MATO GROSSO DO SUL

Licitação para instalação elétrica do Aquário do Pantanal é suspensa

Impugnações por parte de empresas interessadas no certame motivaram a suspensão
05/03/2021 10:28 - Gabrielle Tavares, Glaucea Vaccari


A licitação para a conclusão das instalações elétricas do Aquário do Pantanal foi suspensa pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) de Mato Grosso do Sul.

O aviso de suspensão foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (5).

Conforme a publicação, a motivação para a paralisação do certame é a apresentação de impugnações por parte de empresas interessadas, sem que haja tempo prazo hábil para análise das mesmas.

Segundo a Agesul, o edital será republicado posteriormente, com nova data para abertura da licitação.

Últimas notícias

O certame para a conclusão das instalações elétricas do prédio foi lançado no dia 1º de fevereiro deste ano.

Esta é a penúltima, das 12 licitações previstas para concluir as obras no Aquário do Pantanal.

A próxima publicação da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) será para parte de automação do Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira.

Das 11 licitações já lançadas, apenas duas foram concluídas: a Substituição dos Vidros e a Cobertura Metálica. De acordo com o planejamento da obra, a instalação do Revestimento Composto (Monocapa) está perto de ser finalizada.

Em fase de execução estão os serviços de Impermeabilização e Cenografia dos Tanques, Programa de Condições e Meio de Trabalho (PCMAT), Climatização e Estrutura Metálica (Passarela).

Ainda em fase de licitação estão quatro frentes: Elétrica, Civil e Automação, além do Sistema de Suporte à Vida (SSV), que foi republicado pela Agesul após ser declarada como deserta.

O trabalho Civil é responsável pela instalação de piso e forro, execução de pintura, reforma e construção em geral. É esta frente que norteará a entrega do Aquário, as demais caminharão em paralelo.

Planejamento inicial era de 10 licitações, sendo as partes de Elétrica, Civil e Automação lançadas de forma conjunta. No entanto, cada área foi desmembrada para garantir maior participação de empresas interessadas.

O prazo de conclusão da obra está previsto para dezembro de 2021. 

Existem datas limites nos editais posteriores ao fim desse ano, mas a equipe técnica alegou que é uma medida tomada apenas para antever intercorrências possíveis de atrapalhar a execução da obra.

Panorama das licitações do Aquário do Pantanal:

  • Frentes em execução- Impermeabilização e Cenografia dos Tanques, PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho), Climatização, Estrutura Metálica (Passarela) e Revestimento de Alumínio Composto - ACM (Forro e Monocapa), essa última já quase finalizada.

  • Frentes concluídas- Substituição dos Vidros e Cobertura Metálica.

  • Frentes em fase de licitação-  Sistema de Suporte à Vida (SSV), Civil, Elétrica e Automação.