Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MEIO AMBIENTE

Televisão e celular velhos? Ação vai recolher eletrônicos a partir de quinta-feira

Descarte de material eletrônico é diferente dos demais
03/03/2020 17:56 - Fábio Oruê


 

Ação ambiental da Prefeitura de Campo Grande vai recolher resíduos eletrônicos, como cabos, computadores e celulares, na Central de Atendimento do Cidadão - na Rua Cândido Mariano, n. 2655 -, a partir desta quinta-feira (5).

Conforme o Executivo Municipal, o ponto de coleta funcionará até sábado (7), sempre das 9h às 17h, visando dar suporte ao cidadão para descartar o material de forma correta. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Luís Eduardo Costa, o descarte desse resíduo deve ser bem mais cuidadoso. 

“Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos o gerador do resíduo tem o dever de realizar o descarte de forma ambientalmente correta e no caso dos eletroeletrônicos esse descarte deve ser ainda mais criterioso, uma vez que componentes desses equipamentos podem provocar danos ambientais. Por isso, é necessário descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas e cooperativas de reciclagem, ou em ações voltados ao descarte de eletrônicos como a que iremos realizar”, frisou.

O objetivo da ação é promover e incentivar o correto descarte dos resíduos eletroeletrônicos, evitando assim que os mesmos sejam dispostos de forma indevida pela cidade, e tem o apoio da Agência de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e da Recic.LE Reciclagem de Eletrônicos que realizará a correta separação e destinação dos resíduos.

Alguns materiais não poderão ser descartados na ação, tais como: pilha, lâmpada, toner e cartucho de impressora, pois já existem pontos de descartes definidos para tais objetos pela cidade.

O município também disponibiliza quatro Ecopontos na cidade, onde a população pode descartar gratuitamente resíduos como galhos de podas de árvores, eletroeletrônicos, móveis inservíveis, recicláveis e resíduos da construção civil de até 1m³. São eles: Ecoponto Panamá, Noroeste, Nova Lima e União.

Equipamentos que poderão ser descartados

Não poderá ser descartado 

Computadores e Monitores

Pilha

Teclados e mouses

Lâmpada

Estabilizadores

Toner

Placas Eletrônicas

Cartucho de Impressora

No Breaks

 

Cabos de Força e de Dados

 

Telefones Celulares

 

Aparelhos de Som, DVD, VHS

 
 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.