Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CALOR

Domingo de dia dos pais será de calor e temperatura pode chegar aos 36ºC

Clima continua seco em Mato Grosso do Sul, por isso é importante manter-se hidratado
09/08/2020 09:00 - Fábio Oruê


O domingo de Dia dos Pais terá predomínio de sol em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) para hoje (9) aponta condições de tempo firme, com o céu claro a parcialmente nublado.

O clima continua seco com os índices de umidade do ar despencando durante a tarde. Os valores neste dia podem variar entre 55% a 20%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com alerta de perigo vigente em MS por conta da baixa umidade.

Nestas condições recomenda-se ingerir bastante líquido, usar umidificador de ambientes, evitar exposição ao sol, evitar exercícios físicos entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico nas narinas.

Intensidade de vento fraco a moderado para todas as regiões. A variação de temperaturas está estimada entre 15°C a 36°C. Para a Capital a mínima será de 17°C e a máxima de 32°C.

Corumbá pode marcar mínima de 17ºC e a maior máxima do Estado - 36ºC. Já Dourados, no sul de MS, amanheceu com temperatura aproximada de 16ºC, com a máxima chegando aos 32ºC, assim como Campo Grande.

Três Lagoas têm mínima prevista de 18ºC e máxima de 33ºC para este domingo. No extremo norte do Estado, em Pedro Gomes, a temperatura oscila de 17ºC a 34ºC.

COMO PREVENIR PROBLEMAS DE SAÚDE NOS DIAS DE CALOR?

– A recomendação é consumir de 150 ml a 200 ml a cada duas horas para manter a hidratação;
– Evitar o horário de pico do sol, no período de 10h até às 16h, para fazer qualquer tipo de atividade, principalmente pessoas com histórico de doenças cardíacas;
– Oferecer água regularmente para crianças e idosos;
– Pessoas com problemas respiratórios têm de evitar lugares com poeira e fumaça;

Em caso de mal-estar?

– Colocar a pessoa sentada em lugar fresco e arejado;
– Se consciente, hidratar com água em poucas doses;
– Se apresentar dores intensas nas costas, no peito, náusea ou inconsciência, chamar o socorro ou encaminhar a pessoa para uma unidade de saúde.

 
 

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!