Cidades

Bataguassu

Tempestade assusta moradores e deixa casas e galpões destelhados

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros passaram a tarde desta sexta-feira (27) contabilizando os estragos. O temporal da tarde de ontem destelhou residências e deixou o município sem energia.

Continue lendo...

Em apenas 20 minutos, o temporal que atingiu o município de Bataguassu, a 310 quilômetros de Campo Grande, assustou os moradores e deixou dezenas de casas destelhadas, além de galpões completamente destruídos.

A tempestade começou às 17h, pegando os moradores desprevenidos, que precisaram correr para se proteger das fortes rajadas de vento, que levaram tudo que encontraram pela frente e deixaram a cidade sem energia elétrica. 

Conforme informado na tarde de ontem (26) pelo Correio do Estado, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou o estado de Mato Grosso do Sul sob alerta de tempestades, com rajadas de vento chegando a até 100 km/h.

Uma empresa alimentícia localizada próximo à BR-267 teve praticamente 80% de suas instalações danificadas. Segundo informações do proprietário, o prejuízo foi estimado entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.

Empresa alimentícia teve praticamente toda instalação destalhada pelos ventos Empresa alimentícia teve praticamente toda instalação destalhada pelos ventos/ Jornal Cenárrio MS

Até o momento, não há informações sobre a quantidade de estragos, mas equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão, na tarde desta sexta-feira (27), contabilizando os danos causados pelo temporal.

Segundo dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 34,8 milímetros em Bataguassu em apenas 20 minutos. 

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Bataguassu continua sob alerta climático de perigo para tempestades até a próxima segunda-feira (2). A chuva pode acumular entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar a até 100 mm/dia. Os ventos são intensos, variando de 60 a 100 km/h, e há também o risco de queda de granizo.

Mais estragos … 

Além do município de Bataguassu, os estragos do temporal foram contabilizados na cidade de Presidente Epitácio (SP), localizada do outro lado da ponte Hélio Serejo.

O temporal destelhou diversas residências e danificou uma distribuidora de alimentos. Os ventos também derrubaram uma estrutura metálica de um posto de combustível localizado ao lado do Rio Paraná.

Além disso, diversos prédios públicos foram destelhados pelo vendaval. 

Desde da manhã de hoje (27), equipes da Defesa Civil da cidade paulista segue trabalhando para contabilizar os estragos. 
 

Temporal provoca queda de árvores, destelhamentos e falta de energia, em Presidente Epitácio (SP) — Foto: Aline Costa/TV Fronteira- Portal G1 

 (*Com informações dos jornais Cenário MS e TV Fronteira/ Portal G1-SP) 

 

Assine o Correio do Estado. 

 

Portas Abertas

Comércio poderá abrir no domingo das eleições em Campo Grande

Conforme nota divulgada nesta sexta-feira (27), lojistas poderão abrir, desde que reservem horário para os funcionários votarem

27/09/2024 18h00

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) informou que o comércio poderá funcionar no domingo (6) das eleições na Capital.

No entanto, o comerciante precisa reservar um horário para que os funcionários deixem o estabelecimento para votar.

“Quem tiver a oportunidade e quiser abrir, não existe restrição. Mas é importante que todos os funcionários tenham tempo hábil para ir votar e conseguir voltar para o trabalho, além de ter o horário de almoço já reservado. Tudo deve ser conversado entre patrão e funcionário”, pontuou a presidente em exercício da CDL Campo Grande, dra. Inês Santiago.

Funcionamento

Segundo o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camilo, não há nada que impeça a abertura do comércio no domingo das eleições municipais.

“Não existe proibição nenhuma, apenas o empresário precisa dar oportunidade para o funcionário votar, fazendo o escalonamento. Ele tem que coordenar o horário”, explicou Camilo.

No entanto, ainda não existe definição sobre a abertura de estabelecimentos que trabalham com a venda de bebidas alcoólicas, uma vez que a portaria que trata da Lei Seca ainda não foi publicada para as eleições de 2024.

Horário das Eleições

É importante reforçar que, neste ano, a votação seguirá o horário de Brasília. A mudança é decorrente de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.

Deste modo, os eleitores de Mato Grosso do Sul precisam ajustar os horários para o exercício da democracia. A abertura das urnas ocorre das 7h às 16h.

Assine o Correio do Estado

Mato Grosso do Sul

PRF realiza maior apreensão do ano com 30 toneladas de maconha em carga de milho

Esta é a maior apreensão de maconha realizada no país neste ano. O recorde anterior foi em maio, quando policiais encontraram 26 toneladas da droga na região sul do estado.

27/09/2024 17h30

Apreensão aconteceu próximo ao município de Amambai

Apreensão aconteceu próximo ao município de Amambai PRF/ Divulgação

Continue Lendo...

Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (27), de Mato Grosso do Sul, realizaram nesta sexta-feira (27) a maior apreensão de maconha realizada no país. Durante uma fiscalização, os policiais encontraram quase 30 toneladas de maconha, escondidos em carga de milho, próximo ao município de Amambai, a 301 quilômetros de Campo Grande. 

Segundo informações preliminares, a carreta com placas do Rio Grande do Sul transportava uma carga de milho pela MS-156 com destino ao município de Marau (RS). Ao avistar o veículo, os policiais da PRF, em conjunto com o SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil, sinalizaram para que o motorista, cuja identidade foi preservada, parasse.

Em vistoria a carga de milho, os policiais encontraram 28.280 toneladas de maconha.  

Questionado, o condutor alegou que ficaria com  o veículo como pagamento. Ele ainda afirmou aos policiais que pegou o veículo em Maracaju e estaria a caminho do interior do Rio Grande do Sul. 

Conforme apuração do Correio do Estado, essa é a maior apreensão de maconha já registrada no país. O recorde anterior era de 26 toneladas, apreendidas em maio deste ano, durante uma fiscalização entre os municípios de Eldorado e Iguatemi.

O motorista foi preso em flagrante e responderá pelos crimes de tráfico de drogas. 

26 toneladas de maconha 

O último recorde de apreensão de maconha no país, foi em maio deste ano, quando policiais encontraram escondidas em meio a carga de  milho, 26 toneladas. A apreensão aconteceu entre os municípios de Eldorado e Iguatemi. 

Além dos entorpecentes, os policiais encontraram armas pesadas e munições escondidas. 

Duas pessoas foram presas em flagrante nesta operação. Aos policiais, eles relataram que os entorpecentes seriam levados para o município de Lajeado (RS). 

 

Assine o Correio do Estado. 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).