Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TEMPESTADE NO PANTANAL

Mudanças climáticas de MS chegam à região pantaneira e brigadistas são surpreendidos por tempestade de areia

Ibama Prevfogo se mostra positivo quanto ao controle dos incêndios com chegada da garoa
15/10/2020 16:25 - Brenda Machado


Uma forte tempestade de areia surpreendeu os brigadistas que atuavam na região da Serra do Amolar, na noite de terça para quarta-feira (14).

"Anoiteceu às cinco horas da tarde, era como se tivesse um tsunami de cinza, a gente mal conseguia respirar.", contou o presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ângelo Rabelo, que estava no local quando tudo aconteceu.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado (CEMTEC), a tempestade é resultado do choque entre a fumaça das queimadas com as áreas de instabilidades entre a Bolívia e o Paraguai.

"Tudo se juntou, nuvem e poluição. São essas nuvens que estão contribuindo para as chuvas agora em nosso estado, inclusive.", completou a meteorologista do Centro, Franciane Rodrigues.

Ainda de acordo com Rabelo, a tempestade começou perto das 17h, desta terça-feira(13), e cessou apenas às 03h da madrugada.

Como toda a área ficou encoberta, as equipes precisaram se recolher até a visibilidade aumentar, o que atrapalhou o combate do fogo por algumas horas.

 
 
Chuva no Pantanal

Nesta quinta-feira (15), os combatentes e voluntários desempenhados no combate às queimadas registraram um momento de alívio, era a garoa chegando na região pantaneira.

A última vez que algo parecido aconteceu foi em meados de agosto, há quase dois meses.

O analista ambiental do Ibama Prevfogo, Alexandre Pereira, lembrou que mesmo sendo em pouca quantidade, a água já ajuda e muito no controle dos incêndios.

"Temos melhora e a previsão de mais chuva, anima a todos. Como já estávamos com boa parte dos incêndios controlados, a chuva que chegar será para extinguir todos os focos.", completou.

O CEMTEC informou que a chuva hoje (15) a chuva chegou em Corumbá, Passo do Lontra e na região da Fazenda Bodoquena, já na Serra do Amolar a quantidade não foi muito expressiva.

A previsão é de que o tempo permaneça nublado e as condições de precipitação melhorem ao longo das horas.

 
Voluntário feliz agradecendo a chuva no Pantanal - Divulgação / Ibama Prevfogo
 

Felpuda


Mesmo sem ter, até onde se sabe, combinado com o eleitor, candidato a prefeito começou a apresentar nomes do seu ainda hipotético secretariado, pois parece estar convicto de que conseguirá vencer a disputa.

Os adversários dizem por aí que ele está muito distante de “ser um Jair Bolsonaro”, que, ainda na campanha eleitoral para presidente da República, já falava em Paulo Guedes para ser seu ministro de Economia. Como sonhar é permitido