Primavera começou com mudanças mo tempo em Mato Grosso do Sul, com chuvas que caíram na última quarta-feira (25) e promoveram aumento da umidade, fim da estiagem e diminuição do calor. No entanto, as áreas de instabilidade já enfraqueceram e o Estado volta a ficar quente e seco, com baixos índices de umidade relativa do ar.
Segundo o Climatempo, na tarde de sexta-feira (27) o nível de umidade baixou para 15% em alguns municípios do Estado, índice considerado prejudicial à saúde.
Em Campo Grande, o ar também esquentou e o tempo ficou seco, com temperatura máxima de 32,5ºC e umidade de 20%. A sensação térmica foi maior, fazendo com o que calor sentido fosse também maior, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neste primeiro fim de semana da nova estação, o clima será marcado por ar seco e a volta do calorão, com temperaturas máximas de 39°C, com sensação acima de 40°C em vários munícipios. Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar no estado deve atingir valores entre 12% e 20%.
Para o domingo, a previsão é dia parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no norte. Nas demais áreas, incluindo Campo Grande, o céu fica claro a parcialmente nublado, com presença de névoa seca e baixa umidade do ar à tarde. Os termômetros marcam de 17ºC a 39ºC .
No começo da semana, o tempo permanece aberto e as temperaturas atingem até os 40ºC. A partir de segunda-feira, a nebulosidade diminui no Estado com chances de umidade menor que os 30% em todas regiões.
No fim do dia, há probabilidade de chuva apenas no extremo norte do Pantanal. As áreas de instabilidade aumentam no decorrer do dia 1° de outubro – terça-feira – quando chuvas devem ser mais esparsas.
PRIMAVERA
Conforme meteorologistas, climatologicamente, a primavera é um período de transição entre as estações seca e chuvosa, além de ser a época onde se dá o início da convergência da umidade oriunda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre a região Centro-Oeste.
De acordo com o Inmet, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com previsão que indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a acima da normal, que é de cerca de 80 milímetros. O mês mais chuvoso deve ser outubro.
O calor, no entanto, continua e termômetros devem marcar temperaturas acima da média, com máximas acima de 30°C e em torno de 40°C, principalmente no início da estação.
Apesar do calor, as temperaturas tendem a ser menores do que o registrado durante o outono.