Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TESTE RÁPIDO

Saúde alerta: negativo de teste rápido não garante que paciente não tenha Covid-19

Somente testes com resultado positivo são conclusivos
29/04/2020 13:16 - Gabrielle Tavares, Ricardo Campos Jr


 

Os testes rápidos para Covid-19 disponíveis nas farmácias não são conclusivos quando dão negativo. O alerta é do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. Ele disse os resultados podem causar falsas impressões e fazer com que contaminados andem pelas ruas transmitindo a doença mesmo sem saber.

Isso acontece porque o exame funciona de acordo com os anticorpos presentes no organismo e em alguns casos, a pessoa está com o agente, mas seu organismo ainda não está “lutando” contra ele.

 
 

Em reunião com representantes do Governo, clínicas e institutos particulares que oferecem testes rápidos foram orientados a encaminhar todos os resultados ao Laboratório Central (Lacen), para que sejam incluídos no boletim epidemiológico.

“Todas as farmácias que fazem o teste precisam estar creditadas pelo Lacen para que possamos acompanhá-los”, completou Resende.

MEDIDA

A realização dos exames de sorologia da Covid-19 em estabelecimentos privados foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em caráter temporário e excepcional.

O teste rápido usa dispositivos de uso profissional de fácil execução. São parecidos com exame de glicemia. Os resultados saem entre 10 e 30 minutos.

Sabendo do risco dos falsos negativos, a Anvisa determinou que os resultados desse tipo de testagem não entrem nas contas oficiais de contaminados, devendo o paciente fazer outros exames para se confirmar com mais certeza a presença do novo coronavírus no corpo. Inclusive a liberação enfrentava resistências, em razão de questões sanitárias e ligadas também à eficácia dos exames.

Nas farmácias de Campo Grande, os testes rápidos para Covid-19 são encontrados com preços a partir de R$ 110. O Correio do Estado apurou que é possível que os preços caiam à medida que mais farmácias tenham o teste e a concorrência aumente.

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.