Clique aqui e veja as últimas notícias!

TESTE COVID-19

Mais de 6,4 mil testes de Covid-19 foram feitos em sete dias em Campo Grande

O número equivale a cerca de 922 exames de RT-PCR (Swab) feitos por dia
09/06/2021 16:43 - Izabela Cavalcanti


Mais de 6,4 mil testes de Covid-19 foram feitos em uma semana nas unidades de saúde da Capital. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O número equivale a cerca de 922 exames de RT-PCR (Swab) feitos por dia, o que representa também 76% dos realizados no mês passado (8.402). O exame é considerado 'padrão ouro'.

Conforme levantamento feito pela Superintendência da Rede de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SUPRAS), de 1º a 7 de junho, foram feitas 6.455 coletas nas unidades de saúde.  

Últimas notícias

Demanda espontânea

Com a desativação do serviço de Drive-thru do Corpo de Bombeiros, em fevereiro, os testes passaram a ser feitos por agendamento no ‘Disk Covid’.

Depois disso, desde o dia 31 de maio, foi alterado para serem realizados por 'demanda espontânea' e somente o RT-PCR. O teste rápido foi suspenso devido a baixa eficácia.

Inicialmente começou em 24 unidades e, a partir do dia 7, passou a ser feito em 32 unidades.  

No entanto, é preciso seguir alguns critérios, como estar entre o terceiro e oitavo dia de sintomas ou ter contato com caso positivo, sendo avaliado pelo profissional de saúde na unidade.

Caso a demanda continue nessa velocidade, a superintendente da Rede de Assistência à Saúde, Ana Paula de Lima Resende, acredita que o número possa chegar em mais de 19 mil testes somente neste mês.