Da Redação
21/07/2020 17:23
Dezenas de testes para Covid-19 e Hepatite C, já utilizados, foram dispensados às margens da BR-463 em Dourados. Num trecho de 100 metros, amostras de swab (cotonete) e placas de testes rápidos (usado em análise sanguínea) chamaram atenção de populares.
A prefeitura de Dourados disse que vai investigar o caso, uma vez que os materiais para testagem de Covid-19 têm regras específicas para descarte, reguladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e podem expor pessoas que manusearem estes materiais, a eventual contaminação. No local é possível constatar que são incontáveis o número de amostras. Algumas estão evidentes no acostamento da rodovia, outros embrenhados na vegetação que margeia a estrada.
Além das amostras, há também luvas, compressas de gaze, seringas, todas com sinais de uso. Algumas placas de testes rápidos apresentam vestígios de sangue.
Os itens estão próximos à entrada do residencial Campo Dourado. Centenas de pessoas passam diariamente pelo local, sejam de carro, caminhão, moto, e até mesmo de bicicleta ou a pé. O local é ponto de travessia para acesso à área com escolas, postos de saúde e parques.
Além dos testes para Covid-19, ainda há amostras para hepatite C em grande quantidade.