Primeiro dia da campanha de vacinação foi prejudicado pela forte chuva que aconteceu na tarde deste sábado (19), em Campo Grande. Isso porque dez Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) ficaram destelhadas e acabaram alagadas. A direção foi de fechar os locais para que a água não danificasse aparelhos.
Os ventos fortes, que chegaram a atingir 55,56 km/h, também resultaram em falta de energia em algumas unidades e para preservar as vacinas, doses foram remanejadas para outras UBSFs.
Tetos de algumas unidades pareciam verdadeiras cachoeiras de tanta água que entrava. Esse foi o caso da Unidade Básica do Jardim Botafogo.
A vacinação foi cancelada no meio do dia, porém a campanha continuará na segunda-feira (21) em todas as unidades da Capital. A expectativa é de que até amanhã os estragos sejam concertados e a situação normalize.
Na Clínica da Família Iracy Coelho teve uma procura média, em que, aproximadamente, 80 crianças compareceram. “Mas bem poucas tiveram que tomar a vacina, porque a maioria estava em dia”, relatou profissional que atua no local.
Duas UBS já estavam programadas para não atender, pois estão em reforma, são as unidades do bairro Maria Aparecida Pedrossian e Alves Pereira,
CAMPANHA
As 28 UBS e as 35 UBSF de Campo Grande entraram na campanha nacional de vacinação, conhecido como o Dia D, em que doses contra o sarampo estão sendo disponibilizadas para crianças de seis meses a cinco anos incompleto. As unidades atenderão das 7 às 17h, sem interrupções. A campanha deve seguir até o dia 25 de outubro.
Dividida em duas etapas, a campanha do dia D deve promover uma segunda etapa da vacinação entre os dias 18 e 30 de novembro. Será priorizado o grupo de 20 a 29 anos, segunda faixa etária mais atingida pelo sarampo.
UNIDADES PREJUDICADAS:
Botafogo: fechada/alagada
Tarumã: alagada e sem energia
Aero Itália: sem energia
Zé Pereira: sem energia
Sírio libanês: sem energia
Pioneira: sem energia
Bonança: alagada.
Batistão: alagado
Mata do Jacinto: infiltração de água
Portal Caioba: alagamento
Veja no vídeo água entrando pelo teto em posto de saúde:
*Matéria editada às 09h12 para acréscimo de informações