Secretário Municipal de Saúde, José Mauro declarou que três Unidades Básicas de Saúde (UBS) já foram consertadas e que nenhuma dose de vacina foi perdida, devido a falta de energia que aconteceu ontem à tarde (19), decorrente da forte chuva que caiu em Campo Grande.
A unidade mais prejudicada foi a UBSF do Jardim Botafogo. Água entrou pelo teto do local como se fosse uma cachoeira. “Lá é telha de eternit, o vento forte levou a telha; mas já colocamos outra e está tudo bem”, afirmou o secretário.
Todos os alagamentos que aconteceram nas dez unidades de Campo Grande, de acordo com Mauro, foram decorrentes dos fortes ventos. Com velocidades que atingiram 50 km/h, as telhas foram levadas e a água acabou entrando, com força, nas UBSs.
Em seguida, após os relatos chegarem até a Secretária Municipal de Saúde (Sesau), de que alguns locais estavam alagados e, em outros, de que a energia tinha acabado, veículo oficial saiu recolhendo todas as doses e levando elas para a câmera fria, que fica na secretaria. “Fazemos isso, pois se acabar a energia do posto, não corremos o risco de perder as vacinas”, explicou o secretário.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SESAU, Veruska Lahdo, as doses estão espalhadas nas 70 unidades básicas de saúde de Campo Grande, porém, neste domingo (20), apenas quatro Centros Regionais de Saúde (CRSF) estarão vacinando hoje. “Isso já é de praxe; as UBS funcionam durante a semana e os CRS, nos fins de semana”, detalhou.
Os quatro CRS que estão atendendo hoje são: Tiradentes, Aero rancho, Nova Bahia e Cophavila.
DIA D
Ontem foi considerado o primeiro dia da campanha de vacinação que ocorre em todo o País. Porém, a chuva forte fez com que dez Unidades Básicas de Saúde fossem fechadas e a vacinação foi cancelada no meio do dia, em Campo Grande.
De acordo com o secretário da Sesau, amanhã, segunda-feira (21), “tudo deve voltar ao normal”. As doses contra o sarampo estão sendo disponibilizadas para crianças de seis meses a cinco anos incompleto. As unidades atenderão das 7 às 17h, sem interrupções. A campanha deve seguir até o dia 25 de outubro.
Dividida em duas etapas, a campanha do dia D deve promover uma segunda etapa da vacinação entre os dias 18 e 30 de novembro. Será priorizado o grupo de 20 a 29 anos, segunda faixa etária mais atingida pelo sarampo.
Confira no vídeo abaixo a situação de uma das unidades de saúde: