Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

QUARENTENA

Toque de recolher: número de pessoas fora de casa triplica no fim de semana

Cerca de 44 comércios foram orientados a fechar; 13 a mais que sexta
12/04/2020 09:46 - Bruna Aquino


 

Boa parte da população não está respeitando o toque de recolher estabelecido pela prefeitura para combater a pandemia do novo coronavírus em Campo Grande. Isso porque no fim de semana, desde a noite de sexta-feira até a madrugada deste domingo de Páscoa (12), o número de pessoas encontradas fora de suas residências aumentou consideravelmente de 52 para mais de 150. 

De acordo com balanço da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na madrugada deste domingo, 151 pessoas foram orientadas a voltarem para suas residências nas sete regiões da cidade. 

Diante disso, o prefeito Marcos Trad (PSD) informou ontem,  durante live no Facebook que a prefeitura vai monitorar o período do toque de recolher pelos próximos três dias e se a “desobediência” continuar, o horário de início da ação será mais cedo, às 20h.

No comércio, ao todo 44 estabelecimentos comerciais foram orientados a fecharem as portas e encerraram os atendimentos. Nenhum proprietário apresentou resistência ou algum tipo de reclamação. 

TRÂNSITO

Nas ruas da cidade, servidores da Guarda abordaram 25 veículos, mas nenhum foi apreendido. Cinco condutores foram notificados por conduzir sem habilitação, com documento vencido e sem sapato apropriado. 

DECRETO

O toque de recolher foi decretado em 21 de março pelo prefeito, a fim de minimizar o avanço da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesse horário, fica proibida a circulação de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos.

As exceções são para cidadãos que trabalham em serviços essenciais ou precisam acessá-los, como saúde e segurança.

 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.