Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NESTA MADRUGADA

Tornado derruba teto de pavilhão e árvores, no Estado

Ventos atingiram 147 km/h
14/04/2020 10:06 - Daiany Albuquerque, Izabela Jornada


Temporal que aconteceu na madrugada desta terça-feira (14) derrubou árvore e deixou casas sem energia elétrica, em Campo Grande. Já no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, muitos danos em Laguna Carapã, Ivinhema, Eldorado, Mundo Novo, Amambai, Sete Quedas e Paranhos, com a chegada de um tornado com ventos que atingiram 147 km/h. 

Na Capital, os ventos que chegaram a 62 km/h atingiram galho que acabou derrubando muro e prejudicando a fiação elétrica de moradores do bairro Caiçara.

De acordo com a moradora da rua Rocha Pombo, a diarista Cleonice Tavares, de 60 anos, aproximadamente, à 1h00 da madrugada ouviu fortes barulhos de galhos batendo no telhado da casa. Ao amanhecer, quando saiu de casa para ver o que tinha acontecido, a moradora percebeu que estava sem luz e sua vizinha também confirmou o dano causado pelo galho da árvore. Além da falta de luz, o acidente derrubou parte do muro e uma árvore inteira que caiu e está impedindo o trânsito da via.

Bombeiros foram acionados, mas até às 9h não tinha chegado ainda para a retirada da árvore.

Em Laguna Carapã o temporal chegou mais cedo, às 23h de ontem e destruiu o Parque de Exposições da cidade. A tempestade veio com um tornado e com pancada de chuvas forte trovoadas e relâmpagos com 111 raios. Os ventos que chegaram a 147km/h foi o maior vento do ano no estado. A temperatura caiu de 26 para 18 graus, em meia hora.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, as chuvas que aconteceram nesta madrugada atingiram 45,4 milímetros, só em Campo Grande. A mudança de temperatura chegou a derrubar em quatro graus, resultando em 18º C no início da manhã de hoje. Ontem, a temperatura era de 22º C.

Em Angélica, os ventos foram mais fortes ainda e atingiram 81 km/h. Ribas do Rio Pardo ficou em segundo lugar, com ventos de até 71 km/h.

Em Sidrolândia, os estragos foram grandes também, árvores e placas caíram na cidade e os ventos atingiram 63 km/h.

Ainda de acordo com o meteorologista, o Estado está com um centro de baixa pressão associado a uma frente fria no Paraná. A previsão é de chuva nas regiões norte e nordeste de Mato Grosso do Sul. Na região leste, a chuva prossegue ainda de manhã. No sul está com nevoeiro entre Ponta Porã e Sete Quedas.

 
 

Felpuda


Nos bastidores, há quem garanta que a única salvação, de quem está com a corda no pescoço, é ele aceitar ser candidato a vice-prefeito em chapa de novato no partido. Vale dizer que isso nunca teria passado por sua cabeça, uma vez que foi eleito com, digamos, “caminhão de votos”. Se aceitar a imposição, pisaria na tábua de salvação; se recusar, poderá perder o mandato. Ah, o poder!