Depois dos últimos incidentes com animais da Lagoa Maior em Três Lagoas, entre eles cobra sucuri morta a pauladas, capivara encontrada com sinais de disparo de espingarda e até jacaré sem uma das patas, o promotor de Justiça e Meio Ambiente da cidade, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, protocolou ofício na prefeitura para que os animais que habitam o local sejam retirados, ressaltando que a maior urgência seriam os jacarés do papo amarelo.
O pedido também será encaminhado para a Polícia Militar Ambiental (PMA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Animais (IBAMA) e Instituto do meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL),
Segundo Oliveira, os órgãos competentes terão 15 dias a partir da data do protocolo para dar alguma resposta ou ação sobre o ofício.
“Caso não obtenha essa resposta moverei uma ação Civil ou Cautelar para que a Justiça tome suas providencias, pois os cuidados com o ecossistema da Lagoa maior para que não interfira tanto na vida dos animais como da população não estão acontecendo da maneira correta”, disse o promotor.
Sobre de que forma esses animais seriam transportados e para onde iriam, o promotor afirma que o próprio Parque do Pombo, em Três Lagoas, poderia abrigar esses animais, e que a prefeitura provavelmente precisaria contratar uma empresa para fazer esse trabalho.
Em relação ao cercamento da Lagoa Maior, ideia defendida por muitas pessoas no município, o promotor afirma não ser contra, no entanto, considera a política de manejo da Lagoa bastante deficitária e assim não acredita que a atual estrutura dê conta de cuidá-la da maneira correta com a cerca.
“Atualmente existem muitos animais na Lagoa, eles tem muita capacidade de alimentação e desta forma de reprodução. As próprias capivaras estão morrendo por briga de território. Então deveria ser criada uma política mais séria de como garantir que esses animais não sejam um risco para eles mesmos e para a população”, disse.
O Secretário de Meio Ambiente do Município, Antônio Rialino, afirma que a secretaria desenvolve alguns estudos para entender qual a melhor forma de proceder com os animais da Lagoa maior e que em breve deve manifestar uma ação.