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Transamazônica pode ser pavimentada

Transamazônica pode ser pavimentada

ESTADÃO

13/03/2011 - 00h24
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O decreto simplificando obras em rodovias poderá tirar do papel um antigo projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit): a pavimentação da BR-230, a Transamazônica. Aberta no meio da floresta, na década de 70, a rodovia é o caso mais complexo de licenciamento da carteira do órgão, segundo o diretor-geral Luiz Antonio Pagot.

 

"O mais incrível é que essa rodovia já teve licenciamento ambiental para ser pavimentada", diz ele. Um decreto assinado em 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso autorizava a obra. Ela não foi realizada porque na época o País atravessou uma série de crises econômicas que obrigaram o governo a promover um aperto fiscal.

Logo no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, convenceu a área de transportes a pedir um novo licenciamento, prometendo que a tramitação seria rápida. "Nós caímos no conto do vigário", diz Pagot.

O resultado é que o governo Lula começou e terminou sem que a pavimentação saísse do papel. "Até levei uma bronca dele, que perguntou por que pedimos outro licenciamento", revela o diretor.

O licenciamento rápido para obras na Amazônia, porém, ainda é um ponto de discussão entre os Ministérios dos Transportes e do Meio Ambiente. A tendência é que as rodovias dessa região sejam tratadas como exceção.

Nesse processo de excepcionalidades deverá entrar também a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. A luta pela licença para o asfaltamento da rodovia foi um dos motivos de crise entre o setor de transportes e meio ambiente no governo anterior. Carlos Minc, então ministro do Meio Ambiente, e Alfredo Nascimento, dos Transportes, chegaram a ficar sem se cumprimentar por causa da rodovia.

No auge da briga, Minc sugeriu a construção de uma ferrovia na parte do meio da estrada. Mas a ideia não vingou.

O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que o Exército passaria a ser o guardião da BR-319, que tem 870 quilômetros de extensão. Para tanto, a rodovia será transformada em estrada-parque a partir de 2013, quando for terminado o processo de pavimentação.

Caberá ao Exército comandar todas as ações de proteção ao meio ambiente, além da manutenção e da conservação da rodovia, o que normalmente é entregue à iniciativa privada.

Por exigência dos órgãos ambientais, o Dnit retomou os estudos de impacto ambiental (Eia-Rima), já feitos pela Universidade Federal do Amazonas, mas rejeitados pelo Ibama, que exigiu mais amostras da fauna típica da estiagem e do período chuvoso.

A ideia é recomeçar as obras a partir de junho, num trecho de 370 quilômetros que fica na parte do meio da estrada.

Levando-se em conta o cronograma traçado pelo Ministério dos Transportes com base no cumprimento das formalidades ambientais, o governo espera asfaltar toda a rodovia até o fim de 2013, quando o Exército passaria a fazer a vigilância ambiental. De acordo com os Transportes, a estrada mostrará ao Brasil e ao mundo um novo modelo de ocupação na Região Amazônica.

Atualmente o Ministério dos Transportes tem quatro projetos em execução na Amazônia: a BR-319 (Transamazônica), a BR-163 (Cuiabá/Santarém) e a BR-364 (que liga Rondônia ao Estado do Acre). Pelos planos iniciais, até o fim de 2013 todas deverão ser concluídas.

Para entender

"Choque de gestão" na área ambiental

As regras de facilitação das obras rodoviárias fazem parte de um pacote de decretos que vão flexibilizar o licenciamento ambiental não só de estradas, mas também de linhas de transmissão de energia, portos e investimentos na área de petróleo.

Eles integram o que está sendo chamado de "choque de gestão" na área ambiental, responsável, na avaliação do governo passado, pelo atraso dos investimentos de infraestrutura.

O governo quer licenciamento rápido para linhas de transmissão para evitar o risco de a polêmica Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, ficar pronta e não ter para onde enviar sua energia.

Na área de petróleo, a ideia é dar celeridade à exploração do pré-sal. O pacote não tratará, numprimeiro momento, das usinas hidrelétricas.

Alívio

Inmet emite alerta de chuvas intensas para estados do Sudeste e Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o aviso vale para o leste de Mato Grosso do Sul e para Itajá, único município goiano da lista.

16/09/2024 22h00

Algumas regiões de Mato Grosso do Sul tem previsão de chuva.

Algumas regiões de Mato Grosso do Sul tem previsão de chuva. Álvaro Rezende/ Correio do Estado

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O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de chuvas intensas e acumulado de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
O alerta de "perigo potencial" para chuvas intensas se estende até às 20h desta segunda-feira (16). O aviso é emitido quando há expectativa de acumulados de chuva de até 50 mm por dia e ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O Inmet pede que as pessoas evitem usar aparelhos elétricos ligados à tomada e que, em caso de rajadas de vento, não se abriguem embaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Em São Paulo, o alerta é válido para as regiões de São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, Vale do Paraíba, Araçatuba, Piracicaba, Macro Metropolitana Paulista e Bauru. Em Minas Gerais, as chuvas devem atingir as porções sul, sudoeste, Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba. As chuvas também chegam à região metropolitana do Rio de Janeiro, ao centro e ao sul fluminense. No Centro-Oeste, o aviso vale para o leste de Mato Grosso do Sul e para Itajá, único município goiano da lista.

São Paulo tem alerta amarelo para acumulado de chuvas até às 10h da próxima terça-feira (17). O aviso se refere à previsão de chuva de até 50 mm por dia, mas sem previsão de rajadas de vento.

O Inmet destaca que há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O órgão pede que a população evite enfrentar o mau tempo e observe alterações nas encostas. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O aviso de acumulado de chuva inclui 106 cidades paulistas. Os municípios fazem parte das regiões metropolitana e macro metropolitana de São Paulo, além do Vale do Paraíba, litoral sul e a região de Itapetininga.

 

*Informações da Folhapress 
 

Oportunidade

IFMS abre vagas para professor substituto com salário de R$ 7 mil

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de setembro pelo portal do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

16/09/2024 19h00

Imagem Arquivo

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O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul está com vagas abertas para professores temporários por meio de processo seletivo simplificado no campus de Corumbá. A vaga em caráter temporário com salário que pode chegar até R$ 7 mil.

A vaga é para professor substituto na área de Metalurgia Extrativa. Conforme o edital (que pode ser acessado clicando aqui), está vedado o envio da documentação por correspondência.

Processo Seletivo

  • Serão duas etapas: na primeira, será aplicada uma prova de desempenho em caráter eliminatório e classificatório.
  • Na segunda fase, para os candidatos classificados, o desempate ficará por conta da prova de títulos.

Inscrições

  • Os interessados têm até o dia 25 de setembro para acessar a Página do Candidato.
  • A taxa de inscrição é de R$ 50 e pode ser paga nas agências do Banco do Brasil até o dia 26 de setembro.

Quem pode disputar a vaga?

Para concorrer à vaga, os candidatos precisam ter graduação nos seguintes cursos:

  • Engenharia Metalúrgica
  • Engenharia de Materiais
  • Engenharia de Minas
  • Tecnólogo na Área de Metalurgia
  • Tecnólogo na Área de Mineração
  • Graduação na Área de Tecnologia Mineral
  • Graduação em Geologia

Cabe ressaltar que o candidato não pode ocupar outra vaga com dedicação exclusiva nem ter atuado como professor substituto na instituição nos últimos dois anos.

Também não serão aceitos candidatos que participem de sociedade privada ou sejam administradores, sócios e gerentes.

Data das provas

  • Prova didática e de títulos: dia 9 de outubro, às 8h, no campus do IFMS em Corumbá.
  • Resultado: a seleção está prevista para ser divulgada no dia 14 de outubro.

O contrato estará vigente a partir da data de publicação no Diário Oficial da União (DOU), segundo o edital, com previsão de prorrogação dentro do limite estabelecido de dois anos.

Pontuação da Prova de Títulos

Salário e Carga Horária

O salário será de R$ 4.070,63 a R$ 7.014,02 (podendo variar conforme a titulação do candidato) para uma carga horária de 40 horas semanais.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail [email protected].

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