Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TRÂNSITO

Semáforos em rotatórias devem funcionar em dez dias

Sinalização vai funcionar em tempo real e liberar passagem somente quando houver aproximação de veículos
07/05/2020 10:40 - Gabrielle Tavares


 

Quem costuma passar pela rotatória da Joaquim Murtinho com a Ceará nos horários de pico, sabe como a região costuma ficar congestionada. O ponto onde cerca de 68 mil veículos passam todos os dias ganhou novos semáforos após obras, que começaram no fim do ano passado.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) também planeja colocar em caráter experimental, dois conjuntos semafóricos com 38 porta-focos, instalados para regular o fluxo de veículos nesta rotatória e na da Joaquim Murtinho com a Avenida Eduardo Elias Zahran. A expectativa é que tudo esteja funcionando em 10 dias.

Este período experimental é feito para ajustar os tempos e contagem do fluxo de veículos. A obra ainda não está concluída, ainda serão instalados placas de orientações e plantio de gramas em parte dos canteiros.

Além disso, foram instalados dois novos semáforos no cruzamento com as Ruas Cayova e Luiz Dódero, e proibida a conversão à esquerda nos cruzamentos com a Antônio Correa e Senador Ponce.

Futuras sinalizações

A Avenida Elias Zahran vai ganhar sinalização de fibra óptica, que vai possibilitar o sincronismo dos equipamentos, com a instalação de novos controladores. Isso permitirá o ajuste praticamente online do tempo dos sinais, conforme o maior ou menor fluxo de veículos.

O semáforo em três tempos da Zahran com a Avenida Três Barras já está ajustando para funcionar em tempo real. Assim, quando não houver veículos se aproximando em dois dos três sentidos, o sensor vai detectar a aproximação e um veículo e vai liberar o “verde“ em até 7 segundos para quem vem no terceiro sentido. No caso de quem vem pela Três Barras, se não houver veículos subindo, descendo ou fazendo conversão à esquerda na Zahran, não encontrará o sinal vermelho para entrar na Zahran ou seguir em frente pela Rua Professor Dona Virgilina.

As próximas intervenções serão nas rotatórias das avenidas Tamandaré/Euler de Azevedo, principal acesso à UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e das avenidas Três Barras com José Nogueira Vieira.

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.