Cidades

DISPUTA ELEITORAL

Três municípios têm candidatos únicos; já Campo Grande é recordista

Três municípios têm candidatos únicos; já Campo Grande é recordista

ADILSON TRINDADE E DANÚBIA BUREMA

13/07/2012 - 00h00
Continue lendo...

A maior parte dos eleitores em Mato Grosso do Sul não terá muita opção para escolha dos futuros prefeitos. Nos municípios de Taquarussu, Inocência e Dois Irmãos do Buriti, por exemplo, apenas um candidato estará em campanha eleitoral e o seu adversário será o voto nulo por falta de alternativa. E a situação não é muito diferente em outras regiões do Estado em decorrência da escassez de candidatos a prefeito. Em pelo menos 37 cidades, há somente duas candidaturas, uma da oposição e outra da situação.

Em contrapartida, outras 24 prefeituras serão disputadas por três ou mais candidatos. Há também município de pequeno porte com excesso de concorrentes, como Ivinhema e Paranaíba, onde foram registradas cinco candidaturas.

A Prefeitura de Campo Grande é a recordista do Estado em número de candidatos. Sete nomes disputam a sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) – sendo três deles deputados federais, um deputado estadual, um vereador, um candidato derrotado em eleições anteriores e um novato na política. O número é maior inclusive que o da última eleição municipal, onde havia cinco candidatos a prefeito da Capital.
 

Leia mais no jornal Correio do Estado

Cidades

Próximo feriadão de Páscoa e Tiradentes será apenas em 2087 no Brasil

O calendário deste ano ainda reserva outras datas propícias para emendas e viagens.

22/04/2025 10h45

Reprodução IA

Continue Lendo...

Quem aproveitou o recente feriadão prolongado de Páscoa e Tiradentes, que ocorreu entre os dias 18 e 21 de abril deste ano, precisará esperar mais de seis décadas por outro período semelhante.

Segundo o calendário oficial, o próximo feriadão unindo Sexta-feira Santa e o feriado de Tiradentes acontecerá somente no ano de 2087.

Neste intervalo, os brasileiros terão alguns feriados próximos entre si, porém nenhum que repita exatamente o mesmo formato deste ano, com a Sexta-feira Santa seguida diretamente pelo feriado de Tiradentes na segunda-feira.

Em 2087, a Sexta-feira Santa será no dia 18 de abril e o feriado de Tiradentes cairá na segunda-feira seguinte, 21, permitindo novamente quatro dias consecutivos de descanso.

Até lá, resta aos brasileiros aproveitar outros feriados prolongados que surgirão em diferentes configurações ao longo dos anos seguintes.

Após o recente feriadão que combinou a Sexta-feira Santa (18 de abril) com o feriado de Tiradentes (21 de abril), os brasileiros podem se preparar para mais oportunidades de descanso prolongado ao longo de 2025.

Embora a próxima coincidência exata entre esses dois feriados só ocorra em 2087, o calendário deste ano ainda reserva outras datas propícias para emendas e viagens.

Feriados prolongados em 2025

Segundo o calendário oficial, 2025 contará com nove feriados nacionais que caem em dias úteis, oferecendo possibilidades de feriados prolongados. Destacam-se:

  • 1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalho: possibilita emenda com a sexta-feira, formando um feriado de quatro dias.
  • 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo): tradicionalmente emendado com a sexta-feira, proporcionando um feriado prolongado.
  • 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra: oferece a chance de emendar com a sexta-feira, resultando em quatro dias de folga.
  • 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal: permite emenda com a sexta-feira, criando um feriado prolongado no final do ano.

Planejamento é essencial

Com diversas oportunidades de feriados prolongados em 2025, é recomendável que os brasileiros planejem com antecedência suas viagens e atividades de lazer.

Aproveitar essas datas pode contribuir para o bem-estar e proporcionar momentos de descanso e lazer em meio à rotina anual.

CAMPO GRANDE

Alunos da Rede Municipal vão usar novo uniforme em 2026; veja o modelo

Novidade para o ano que vem é a cor, que foi do azul-bebê para o azul-marinho

22/04/2025 10h45

Novo uniforme da Reme será cor azul marinho

Novo uniforme da Reme será cor azul marinho Reprodução Instagram

Continue Lendo...

Look da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme) estará de cara nova em 2026.

Alunos das Escolas Municipais usarão uniformes cor azul-marinho, com símbolo da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), de cor amarela, no centro da peça de roupa.

Meninos vão usar camiseta e bermuda e meninas camiseta e short-saia. Também haverá uniforme de inverno: casacos corta-vento e calça. Além disso, haverá mochila própria da Reme.

Veja os uniformes novos:

“Nós acabamos de definir o novo uniforme da Rede Municipal de Ensino. São 115 mil alunos matriculados. As nossas crianças da rede vão receber [uniformes] para que estejam devidamente uniformizadas, cada dia mais, fazendo a educação de Campo Grande referência para o Brasil”, disse a prefeita em suas redes sociais.

Atualmente, o uniforme é da cor azul bebê com símbolo da PMCG no centro da peça de roupa.

A Rede Municipal de Ensino (Reme) tem aproximadamente 115 mil alunos matriculados em 206 unidades de ensino, 7,5 mil professores e 12 mil servidores (administrativos, limpeza, merenda, monitores, entre outros). 

A Reme atende Educação Infantil (EMEIs), Ensino Fundamental do 4º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Campo Grande ganhou novos 487 professores nos últimos meses. Grande parte deles irá atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os profissionais são do último concurso, realizado entre 2023 e 2024.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).